Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

Número de mortos provocados pelo Ébola na RD Congo aumentou para 465

O número de mortos por contágio do vírus Ébola na República Democrática do Congo (RD Congo), aumentou para 465 até quarta-feira, mas mais de 250 pessoas infetadas foram dadas como curadas, informou hoje o Ministério da Saúde congolês.

Número de mortos provocados pelo Ébola na RD Congo aumentou para 465

Beni (146 mortos), Katwa (172), Mabalako (104) e Kalunguta (34) continuam a ser as localidades da província de Kivu Norte com maior mortalidade devido ao contágio do Ébola, desde que a epidemia foi declarada, em 1 de agosto do ano passado.

Na província Ituri, a nordeste de Kivu Norte, Komanda (21) e Mandima (13) apresentam os registos mais expressivos de mortes.

O número de casos diagnosticados laboratorialmente subiu ara 752 até quarta-feira, sendo que 54 são prováveis.

Beni, com 234 casos de Ébola, continua a ser a localidade da RDCongo com mais mortos e casos de contágio detetados, enquanto Katwa apresenta 172.

Nestas localidades da província de Kivu Norte, o grupo armado Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês) tem multiplicado os ataques contra civis, o que complica a resposta sanitária.

Em comunicado de hoje, o Ministério da Saúde da RD Congo revelou que 252 pessoas foram dadas como curadas e que 69.827 congoleses foram vacinadas desde 08 de agosto do ano passado.

É a primeira vez que uma epidemia de Ébola é declarada numa zona de conflito, onde existe outros grupos armados, o que leva à deslocação contínua de centenas de milhares de pessoas que podem ter estado em contato com o vírus.

Esta epidemia de Ébola, que se transmite por contacto físico através de fluidos corporais infetados e que provoca febre hemorrágica, foi constatada em Mangina, na província de Kivu Norte.

O Governo da RD Congo admitiu que a epidemia de Ébola é já a maior da história do país relativamente ao número de contágios.

A RD Congo foi atingida nove vezes pelo Ébola, depois da primeira aparição do vírus naquele país africano, em 1976.

Em 1995, o vírus do Ébola provocou a morte a 250 pessoas na cidade de Kikwit, na província de Kwilu, no sudoeste da RD Congo.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório