Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Durante 'shutdown', elefantes-marinhos tomaram conta de praia

E agora já não querem sair dali.

Durante 'shutdown', elefantes-marinhos tomaram conta de praia
Notícias ao Minuto

15:24 - 31/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Foram 35 dias em que os serviços federais nos Estados Unidos funcionaram com paralisação parcial - o chamado 'shutdown'.

O 'shutdown' mais longo da história dos Estados Unidos teve repercussões políticas e em particular na vida de cerca de 800 mil funcionários públicos, que viram os seus salários retidos.

O 'shutdown' obrigou ao encerramento temporário ou forte condicionamento das mais diversas áreas, incluindo museus e parques naturais. Agora, numa altura em que ainda se fazem contas aos efeitos do 'shutdown', surge uma história curiosa.

Conta a CNN que uma praia no norte da Califórnia foi tomada durante o 'shutdown' por elefantes-marinhos. Nesta espécie, os machos são geralmente maiores do que as fêmeas e podem atingir quatro toneladas de peso, segundo a National Geographic. Agora, estes enormes e, por vezes, pachorrentos animais parecem pouco disponíveis para abandonar a sua nova 'casa' de praia.

Tudo aconteceu na Drakes Beach, onde geralmente haveria funcionários atentos ao que ali se passa. Com os serviços paralisados, sem nenhum ser humano para os ir afugentado e uma simples barreira de proteção, os animais lá escolheram o novo poiso. São cerca de 60 que agora ali estão, sem pressa de ir embora. Afinal de contas, mais de metade são crias que acabaram de nascer.

"Nunca vi nada assim com estes números", admite John Dell'Osso, do parque nacional local. "Um ou outro elefante-marinho 'perdido' sim, mas nada deste género". 

Estes animais optam pela costa na altura de acasalar e parir. Foi o que estes fizeram. "Agora temos cerca de 35 a 40 crias que nasceram na praia e que vão estar a ser amamentados pelas mães durante um par de meses". 

Os elefantes-marinhos foram alvo de caça continuada pelos humanos. Eram caçados em grandes números pela sua pele, gordura e óleos. No início do século XX estavam à beira da extinção. 

A legislação criada entretanto e campanhas lançadas contra a caça da espécie permitiram que voltassem a proliferar. Serão cerca de 150 mil que existem atualmente no mundo. Uns quantos estão por estes dias nesta praia na Carolina do Norte.

Notícias ao MinutoElefantes-marinhos tomaram conta de praia no norte da Califórnia© Reuters

Recomendados para si

;
Campo obrigatório