Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

UE apoia "totalmente" mecanismo criado para trocas comerciais com Irão

A União Europeia (UE) afirmou hoje apoiar "totalmente" a criação de um mecanismo, por parte da Alemanha, França e Reino Unido, para trocas comerciais com o Irão, na sequência da decisão dos Estados Unidos de abandonarem o acordo nuclear.

UE apoia "totalmente" mecanismo criado para trocas comerciais com Irão
Notícias ao Minuto

14:03 - 31/01/19 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

Falando aos jornalistas em Bucareste, na Roménia, à entrada para uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, a Alta Representante da União para a Política Externa, Federica Mogherini, deu as "calorosas boas-vindas" ao mecanismo que será hoje oficialmente divulgado pela Alemanha, França e Reino Unido, visando facilitar as transações financeiras e a venda de petróleo iraniano após a decisão dos Estados Unidos de abandonarem o acordo sobre o nuclear iraniano e de restabelecerem unilateralmente sanções contra o Irão.

Realçando a "componente económica" desta iniciativa, Federica Mogherini notou que este mecanismo possibilitará que "as relações comerciais legítimas continuem".

Este acordo visa, assim, manter o programa nuclear do Irão sob controlo e, em contrapartida, levantar as sanções económicas impostas ao Irão.

"A UE apoia totalmente a aplicação do acordo nuclear com o Irão pela simples razão de já termos visto que resulta", declarou a Alta Representante da UE.

Os Estados Unidos abandonaram o acordo unilateralmente e reinstauraram sanções a Teerão, mas nenhum dos restantes signatários seguiu a iniciativa de Washington.

O acordo nuclear foi assinado em 2015 entre o Irão e o denominado grupo dos 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China -- mais a Alemanha).

Teerão aceitou suspender o seu programa nuclear em troca do levantamento de sanções económicas.

Em maio, o presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu retirar o país do acordo e repor as sanções levantadas. Os restantes signatários do acordo mantiveram o compromisso com o Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório