Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Eurodeputados pedem à ONU solução do problema de envenenamento por chumbo

Um grupo de eurodeputados, incluindo Ana Gomes e José Inácio Faria, enviaram uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o envenenamento por chumbo nos solos de campos geridos pela organização no Kosovo, apelando a medidas.

Eurodeputados pedem à ONU solução do problema de envenenamento por chumbo
Notícias ao Minuto

12:46 - 31/01/19 por Lusa

Mundo Refugiados

"Nós, membros do Parlamento Europeu, escrevemos-lhe para o exortar a tomar as medidas necessárias e já muito atrasadas que garantam que as vítimas de envenenamento por chumbo nos campos administrados pela ONU no Kosovo recebam indemnizações, cuidados de saúde adequados e apoio educacional", segundo uma carta assinada por mais de 50 eurodeputados, incluindo Ana Gomes (PS) e Inácio Faria (Partido da Terra).

O envenenamento por chumbo nos campos da ONU no Kosovo, segundo a carta, afeta refugiados de comunidades ciganas, ascális e egípcias, que "lutam para cuidar de familiares doentes depois de terem sido expostos a chumbo por mais de uma década" e apresentam vários problemas de saúde.

Os signatários consideram que a resposta da ONU foi, até agora, inadequada, lembrando que a organização fixou, em 2017, um fundo mas nenhum país membro contribui com verbas.

Em novembro de 2018, o Parlamento Europeu adotou uma resolução apelando à Organização das Nações Unidas para prestar rapidamente o apoio necessário às vítimas de envenenamento por chumbo em alguns campos de refugiados no norte do Kosovo.

O chumbo um elemento extremamente nefasto quando absorvido pelo organismo através da pele, vias respiratórias ou ingestão de água e alimentos contaminados, a via de exposição mais comum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório