Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Três detidos na Alemanha por suspeita de prepararem atentado

Suspeitos detidos são de origem iraquiana.

Três detidos na Alemanha por suspeita de prepararem atentado
Notícias ao Minuto

09:34 - 30/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Schleswig-Holstein

As autoridades germânicas levaram a cabo três detenções, por suspeita de terrorismo.

Os suspeitos foram detidos na região de em Schleswig-Holstein (Eslésvico-Holsácia, em português).

Segundo o Der Spiegel, os detidos são três homens de origem iraquiana. Dois são suspeitos de preparar um atentado mortal enquanto o terceiro é suspeito de ser cúmplice

Segundo as autoridades, os suspeitos terão chegado à Alemanha no outono de 2015. Os planos para o atentado terão surgido quando já se encontravam em território alemão.

Não se sabe ainda se o grupo tem ligações concretas a um grupo terrorista. Certo é que os planos de atentado têm semelhanças com os de outros atos de violência perpetrados por radicais islâmicos.

Os homens estariam a fabricar bombas artesanais, recorrendo ao uso de foguetes de ano novo,já transferido da internet um manual de instruções para o fabrico artesanal de bombas. Além destas provas,as autoridades germânicas dão conta de um dispositivo de ignição que os suspeitos já tinham encomendado do Reino Unido.

Saliente-se que as autoridades germânicas acreditam que estes não eram os únicos planos dos suspeitos de terrorismo. A hipótese de um ataque com recurso a armas esteve em cima da mesa mas foi descartada pelas dificuldades financeiras e logísticas em adquirir armamento. Um dos suspeitos estva já a ter aulas de condução pelo que as autoridades temem que um ataque recorrendo ao atropelamento de multidão estivesse também entre as hipóteses do grupo.

Os três detidos serão agora presentes a um juiz, devendo ficar em prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório