Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Está frio nos EUA. "Que raio aconteceu ao aquecimento global?"

"Volta depressa, aquecimento global. Precisamos de ti", acrescentou Trump.

Está frio nos EUA. "Que raio aconteceu ao aquecimento global?"
Notícias ao Minuto

09:19 - 30/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos voltou ao Twitter, agora para um comentário jocoso sobre o aquecimento global.

O aquecimento global continua a ser estudado um pouco por todo o mundo, mas o facto de a generalidade da comunidade científica concordar com a existência do mesmo parece ser insuficiente para Trump.

Afinal de contas, está frio nos Estados Unidos, um frio extremo, em particular mais a norte no país, no Midwest, onde as temperaturas negativas podem atingir os 50 graus negativos e já levaram as autoridades a lançar alertas à população.

Eis o que Trump tinha a dizer sobre a matéria: "No lindo Midwest, as temperaturas geladas chegam aos 50 graus negativos, o mais frio de sempre. Nos dias que aí vêm ainda pode ficar mais frio. As pessoas não conseguem estar no exterior uns minutos que seja. O que raio se passa com o aquecimento global? Por favor volta depressa, precisamos de ti".

Não é a primeira vez que Donald Trump faz comentários sobre o aquecimento global, estranhando como é que um fenómeno à escala global poderia suceder quando numa parte dos Estados Unidos está mais frio do que o normal.

A verdade é que é possível haver dias (semanas) de muito frio numa parte do mundo sem que tal refute um fenómeno que pode ser analisado com outras margens temporais (por exemplo décadas), e que pode fazer coincidir temperaturas quentes mais extremas noutras partes do mundo (mesmo que esteja frio à porta da nossa casa - ou, como é o caso, 'à porta' de Trump).

Sobre esta matéria, o New York Times usa uma analogia "que Trump poderá apreciar".

"O tempo é quanto dinheiro tens no bolso, enquanto o clima é toda a tua fortuna. um bilionário que se esqueça da carteira em casa um dia não é pobre, da mesma forma que um pobre que receba centenas de dólares de um momento para o outro não se torna subitamente rico. O que importa é o que acontece a longo prazo".

Em novembro, a CNN deu conta dos dados de um relatório da World Meteorological Organization, uma organização que junta 191 serviços meteorológicos de diferentes países. O relatório realçava que os últimos quatro anos tinham sido os mais quentes a serem registados desde 1850.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório