Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

May tem 'luz verde' para negociar plano alternativo a 'backstop' irlandês

Os deputados britânicos aprovaram a proposta que permite à primeira-ministra negociar alternativas para a questão das Irlandas com Bruxelas. Parlamento não quer saída sem acordo.

May tem 'luz verde' para negociar plano alternativo a 'backstop' irlandês
Notícias ao Minuto

20:46 - 29/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

Desta vez os ventos do parlamento britânico sopraram de forma favorável a Theresa May. A votação desta terça-feira às propostas de alteração ao acordo para o Brexit culminou com a aprovação da proposta para a primeira-ministra levar um plano alternativo ao 'backtstop' para a fronteira das Irlandas, de acordo com a BBC.

Como se sabe o 'backstop' irlandês tem sido um dos principais entraves para que o acordo para o Brexit passe no parlamento britânico.

Essa proposta feita pelo deputado do partido Conservador Graham Brady, que apoiava o acordo de May com a condição de se encontrar uma alternativa ao 'backstop' foi aprovada com 317 votos a favor e 301 votos contra. 

O parlamento chumbou as propostas para a saída sem acordo e para o adiamento do Brexit. 

Theresa May conseguiu assim um novo fôlego. "É claro agora que há um percurso que pode assegurar uma maioria substancial e sustentável nesta Câmara para sair da União Europeia com um acordo", disse a primeira-ministra depois de terem sido conhecidos os resultados das votações às sete propostas de alteração ao acordo que May tinha negociado com a União Europeia numa primeira fase.

Considerando que as negociações com Bruxelas "não vão ser fáceis", May frisou que o seu governo vai redobrar os esforços para conseguir um acordo que seja aprovado pelo parlamento. A líder britânica aproveitou para convidar Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, para conversações sobre como estabelecer um acordo que agrade às partes envolvidas. 

Um convite que Corbyn aceitou em nome do seu partido.

Theresa May vai assim levar o plano B a Bruxelas. Embora Donald Tusk, numa reação à votação desta terça-feira, já tenha deixado claro que o Brexit "não está aberto para renegociação"

A partir desta terça-feira ficam a faltar dois meses para a data limite para a saída do Reino Unido do bloco europeu.

[Notícia atualizada às 22h18]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório