Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Barragem do Brumadinho: Engenheiros responsáveis detidos

Foram detidas cinco pessoas com relação à rutura da barragem do Brumadinho, em Minas Gerais. Dois dos suspeitos detidos são engenheiros que estavam responsáveis pela avaliação de risco da estrutura.

Barragem do Brumadinho: Engenheiros responsáveis detidos
Notícias ao Minuto

09:59 - 29/01/19 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Mundo Brasil

As autoridades brasileiras detiveram esta manhã de terça-feira, em São Paulo, dois engenheiros que estavam responsáveis pela avaliação do risco na barragem do Brumadinho, em Minas Gerais. Os mandados de detenção foram emitidos no domingo pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, dois dias depois da rutura que resultou na morte de, pelo menos, 65 pessoas.

A detenção foi efetuada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil do mesmo Estado brasileiro, de acordo com o portal G1

A mesma publicação escreve que os suspeitos, Makoto Namba e André Yum Yassuda, foram detidos na zona sul de São Paulo e levados para a sede da Polícia Civil.

A investigação irá agora determinar o grau de responsabilidade destes engenheiros, assim como se existiu fraude nos documentos técnicos feitos por empresas contratadas pela empresa de mineração Vale, responsável pela barragem. Foram, para esse efeito, emitidos também mandados de busca e apreensão para empresas que prestaram serviços à Vale.

Sabe-se também que foram detidas outras três pessoas em Minas Gerais, funcionários da mineradora.

No início da manhã, a mineradora Vale divulgou uma nota a dar conta que está a colaborar com as autoridades para esclarecer os factos.

"Referente aos mandados cumpridos esta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para o apuramento dos factos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas", referiu-se no comunicado da empresa.

A rutura da barragem Mina do Feijão, no município de Brumadinho, da empresa de mineração Vale, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais, provocando pelo menos 65 mortos, segundo o último balanço das autoridades.

Das 65 vítimas mortais confirmadas até ao momento, 31 já foram identificadas, havendo ainda 279 desaparecidos, 192 pessoas resgatadas, 386 localizadas e 135 desabrigadas.

As buscas por vítimas encontram-se no quarto dia, e, segundo as autoridades, o número de mortes deve aumentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório