Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Casal de idosos fez milhões em seis anos após descobrir lacuna na lotaria

Em seis anos, casal de reformados ganhou 8 milhões de dólares (6,9 milhões de euros), que foram distribuídos pela família e amigos. Jerry, um matemático, percebeu que podia beneficiar de uma lacuna.

Casal de idosos fez milhões em seis anos após descobrir lacuna na lotaria
Notícias ao Minuto

10:13 - 29/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A 'sorte grande' nem sempre é uma questão de sorte, como ficou provado por um casal de idosos de Evart, no Estado norte-americano do Michigan.

Jerry e Marge Selbee, de 80 e 81 anos, respetivamente, eram donos de uma loja de conveniência mas foi quando se decidiram reformar que enriqueceram. Em seis anos, ganharam prémios de lotaria em vários Estados norte-americanos no valor acumulado de 26 milhões de dólares (22,7 milhões de euros), conforme explicaram ao programa '60 Minutes', da CBS.

O mérito é de Jerry, um matemático, que descobriu uma lacuna estratégica numa lotaria que acabara de aparecer no mercado em 2003, Cash Winfall. O jogo tinha uma característica específica: se ninguém acertasse nos seis números e ganhasse o 'jackpot', o valor era distribuído por apostadores que tivessem conseguido acertar em cinco, quatro ou três números.

O que o norte-americano fazia era esperar por semanas em que ninguém acertava a chave completa, acumulando o valor do 'jackpot' para somas consideráveis, e comprar milhares de bilhetes, sabendo que iria ter centenas de acertos.

Notícias ao MinutoBilhetes eram comprados às centenas© Reprodução CBS

Quando Jerry experimentou a técnica pela primeira vez, comprou 3.600 dólares (3.145 euros) em bilhetes e ganhou 6.300 dólares (5.504 euros). Depois de dizer à mulher, começaram a levar a ideia a sério. Juntaram-se com os membros da família e amigos, que entravam com 500 dólares cada, e escolhiam sete datas por ano para comprar em grande, apostando cerca de 600 mil dólares.

Durante seis anos, conseguiram 26 milhões de dólares no jogo, com lucros de 8 milhões (6,9 milhões de euros), que foram sendo divididos pelos membros que participavam.

Notícias ao MinutoOs Selbee indicam que usaram o dinheiro para renovar a casa e para pagar os estudos às crianças e jovens da família© Reprodução CBS

"Na verdade, era apenas aritmética básica. Dava-nos a satisfação de ter sucesso em alguma coisa que valia a pena, não só para nós pessoalmente, mas também para os nossos amigos e família", indicou o reformado.

Este 'esquema', que era perfeitamente legal, acabou, naturalmente, por ser identificado pela comissão de jogos, depois de uma peça feita pelo Boston Globe, precipitando o fim do jogo. O Winfall, que saía às segundas e quintas-feiras, acabou por ser descontinuado em janeiro de 2012, quando se percebeu que existiam empresas e grupos de investimento a fazer o mesmo que Jerry.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório