Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Jovens sujeitas a prática de "passar a ferro o peito" para que não cresça

Prática de origem africana acontece cada vez mais o Reino Unido

Jovens sujeitas a prática de "passar a ferro o peito" para que não cresça
Notícias ao Minuto

19:38 - 28/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Trata-se de uma prática africana que parece estar a ganhar proporções no Reino Unido.

É conhecido como breast-ironing (passar a ferro o peito) e consiste em passar pedras ou um pau quente no peito para atrasar o seu desenvolvimento.

De acordo com o denunciado ao The Guardian, são várias as pré-adolescentes de diversos países africanos, e que vivem no Reino Unido, que se sujeitam a esta prática considerada dolorosa, abusiva e fútil. 

Segundo o grupo de diáspora 'Came Women and Girls Development Organisation (Cawogido)', estima-se que mil mulheres e raparigas no Reino Unido se tenham sujeitado a esta intervenção, que é na sua maioria levada a cabo por mães, tias ou avós.

O objetivo é "quebrar o tecido" do peito, atrasando assim o seu desenvolvimento e impedindo que as jovens raparigas sejam alvos de atenção masculina, abuso sexual e violações.

Médicos e vítimas alertam, contudo, que se trata de uma espécie de abuso infantil, que pode levar a  cicatrizes psicológicas e físicas, incapacidade de amamentação, deformações e cancro no peito.

Um responsável da Met Police afirma que as acusações contra estes casos "são muito importantes". "As pessoas têm de reconhecer estas práticas para aquilo que servem: abusos infantis", atira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório