Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Forças Armadas Bolivarianas iniciam manobras militares

As Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela realizaram este domingo manobras militares preparatórias para os Exercícios 'Bicentenário de Angostura' 2019, que vão ter lugar entre 10 e 15 de fevereiro em várias regiões do país.

Forças Armadas Bolivarianas iniciam manobras militares
Notícias ao Minuto

06:35 - 28/01/19 por Lusa

Mundo Venezuela

As manobras tiveram lugar no Estado venezuelano de Carabobo, no forte militar de Paramacay, na cidade de Valência, 150 quilómetros a oeste de Caracas, e na Base Naval Agustín Armário, em Puerto Cabello, a 210 quilómetros a noroeste da capital.

"Venho dizer aos soldados da minha pátria que é tempo de mostrar força moral, de defender a pátria e a Constituição bolivariana, é tempo de lealdade, de união cívico-militar", disse o Presidente Nicolás Maduro, aos militares, em Puerto Cabello.

Por outro lado, insistiu que as Forças Armadas Bolivarianas devem "preparar-se para demonstrar, de 10 a 15 de fevereiro, que somos os melhores, que estamos prontos para defender a pátria em qualquer circunstância".

Nicolás Maduro reiterou que "o império norte-americano criou um plano para destruir a Venezuela e suplantar o Estado", de maneira inconstitucional.

Nesse sentido, através do Twitter, o chefe de Estado felicitou a Marinha por "estar sempre pronta para defender os mares com profissionalismo e patriotismo".

O Presidente Nicolás Maduro apelou aos venezuelanos, em 25 de janeiro, para se unirem às forças armadas e prepararem-se para defender a paz e a soberania no país.

"Devemos preparar-nos para a defesa militar da Venezuela, em qualquer cenário que possa surgir, em qualquer cenário, junto com o povo", disse numa conferência de imprensa no palácio presidencial de Miraflores, durante a qual anunciou que os exercícios militares "Bicentenário de Angostura 2019" vão ter lugar entre 10 e 15 de fevereiro.

Nicolás Maduro insistiu na necessidade de os venezuelanos continuarem a preparar-se, técnica e cientificamente, e usarem princípios de disciplina, coesão e subordinação às autoridades castrenses, para combater manobras golpistas promovidas pelo Washington contra o seu Governo.

"Ninguém, jamais, estará preparado para um conflito armado, mas os primeiros que não estão preparados são os que pensam na opção de vir com tropas armadas à Venezuela, porque estamos no nosso terreno e estamos dispostos a defendê-lo, inclusive para além dessa vida", disse.

Por outro lado, precisou que durante os exercícios vai-se "afinar a pontaria de todos os equipamentos, das tropas, o movimento de tanques, os mísseis, aviões, helicópteros" e principalmente "a pontaria da alma nacional, porque a Venezuela é uma terra sagrada".

Washington avisou hoje que dará uma "resposta significativa" em caso de violência ou de intimidação contra a oposição na Venezuela.

A Venezuela enfrenta uma crise política que já levou vários países europeus, incluindo Portugal, a lançarem um ultimato ao Presidente Nicolás Maduro para convocar eleições no prazo de uma semana.

Caso Maduro não o faça, Portugal, Espanha, Alemanha, França e Reino Unido vão reconhecer Juan Guaidó, presidente do parlamento venezuelano, como chefe de Estado interino, com poder para conduzir o processo eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório