Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Hoje é o dia do último 'adeus' a Julen

O funeral da criança de dois anos realiza-se esta manhã.

Hoje é o dia do último 'adeus' a Julen
Notícias ao Minuto

09:34 - 27/01/19 por Andrea Pinto

Mundo Espanha

Realiza-se este domingo, pelas 12h (11h em Lisboa), o funeral do pequeno Julen. Esta será a oportunidade de família e amigos se despedirem da criança que, durante duas semanas, manteve o coração de meio mundo em suspense e rezando para que a história do seu desaparecimento tivesse um final feliz.

A madrugada deste sábado viria a dissipar todas essas expetativas, mas a pôr termo, também, à dor e angústia daqueles que continuavam sem saber como estaria o menino, que no dia 13 de janeiro, caiu a um poço enquanto passeava com os pais. 

Após treze dias de trabalhos de noite e dia, o corpo da criança foi encontrado na madrugada de sábado. A autópsia ao corpo revela que o menino sofreu um "traumatismo cranioencefálico grave".

A criança caiu de pé pelo poço alcançando uma profundidade de 71 metros. Ao chegar ao fundo, caíram sobre si pedras e outros sedimentos que lhe causaram o ferimento na cabeça, refere o documento. O corpo do menino foi encontrado com os braços para cima.

A morte da criança era já o cenário mais aguardado. Apesar disso, a sua confirmação deixou muitos emocionados. Pela internet, e até pelo mundo do futebol, muitas foram as mensagens de homenagem à criança.  Entre as muitas imagens partilhadas permanece a mensagem de que a criança esteve e estará acompanhada pelo seu irmão mais velho, Óliver, criança que morreu em 2017 de morte súbita quando passeava na praia. 

Notícias ao MinutoUma das imagens de homenagem do adeus a Julen nas redes sociais© Reprodução/ Twitter

Chegaram ao fim as operações de resgate por Julen, mas prosseguem agora as investigações a alguns aspetos que ainda deixam dúvidas.

Segundo o ministro do Interior espanhol interessa agora perceber a situação real em que a criança caiu para o poço, para apurar responsabilidades no acidente. E importa também analisar a terra compacta que cobria o menino  - e que atrapalhou as operações de busca -  e que tem suscitado estranheza.

Tudo indica que a terra terá caído quando a família tentava tirar a criança do poço nos momentos logo a seguir à sua queda. Contudo, a polícia quer investigar para apurar com maior rigor as circunstâncias do incidente.

O funeral da criança tem início marcado para as 13h30 [12h30 em Portugal Continental], no cemitério de El Palo. Antes disso, terá lugar uma cerimónia religiosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório