Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 40 mortos em ataque contra último reduto do Daesh na Síria

Pelo menos 42 pessoas, entre combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) e civis, foram hoje mortos num ataque com mísseis contra o último reduto jihadista no leste da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Mais de 40 mortos em ataque contra último reduto do Daesh na Síria
Notícias ao Minuto

14:47 - 26/01/19 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

Os mísseis de curto alcance foram disparados na sexta-feira à noite, pela coligação internacional anti-jihadista liderada por Washington, que apoia os combatentes curdos e árabes das Forças Democráticas da Síria (FDS), assegurou o OSDH.

Face à investida das FDS, que continuam a avançar no terreno há vários meses, o EI mantém apenas algumas aldeias e terrenos agrícolas no leste da Síria, não muito longe da fronteira com o Iraque, de acordo com o OSDH.

O ataque de sexta-feira visou um setor ainda controlado pelo EI, perto da aldeia de Baghouz, onde foram atingidas casas e morreram 42 pessoas, incluindo 29 jihadistas, segundo o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman.

"É a partir desta área que são lançados os contra-ataques do EI", acrescentou.

Entre as vítimas estão também 13 civis, incluindo sete sírios da mesma família, parentes de um combatente jihadista, disse o diretor do Observatório. Os outros seis civis são cidadãos iraquianos.

Entretanto a Síria pediu à Turquia para retirar as suas tropas do norte do país e acabar com o apoio aos grupos armados da oposição, ressuscitando um acordo de segurança bilateral com duas décadas.

A Rússia encorajou a Turquia e a Síria a reatarem o tratado de 1998 para lidar com questões de segurança ao longo das fronteiras partilhadas, na sequência da planeada retirada das tropas norte-americanas do norte da Síria.

A Turquia defende que o tratado lhe concede o direito de entrar na Síria, justificando a mobilização de tropas no país e uma possível nova ofensiva destinada a expulsar a milícia curda síria que Ancara considera uma ameaça.

A Rússia afirma que Damasco deve recuperar o controlo dos territórios depois de as tropas dos Estados Unidos se retirarem e pediu à Turquia que dialogue com o governo sírio para estabilizar as áreas fronteiriças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório