Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia enfrenta macacos com fisgas para proteger visitantes do Taj Mahal

Os animais costumam procurar a comida que os turistas têm de mandar fora antes de entrarem no monumento.

Polícia enfrenta macacos com fisgas para proteger visitantes do Taj Mahal
Notícias ao Minuto

11:13 - 25/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Índia

O Taj Mahal é uma das principais atrações turísticas da Índia. É visitado por cerca de 25 mil pessoas diariamente, um número que dispara para os 80 mil em época alta. Mas também é bastante procurado por entre 500 a 700 macacos rhesus que vivem em redor do Taj Mahal e que procuram alimentos, algo que abunda, principalmente na zona da entrada do monumento.

Os sacos, as malas e as mochilas dos visitantes costumam ser revistados antes de entrarem no Taj Mahal e não é permitida a entrada com comida, o que significa que muitas pessoas têm de a atirar fora. Os macacos não temem as pessoas e aproximam-se dos visitantes, tendo por vezes comportamentos agressivos.

Em novembro, um macaco tirou um bebé de 12 dias dos braços da sua mãe e matou-o. O caso aconteceu na cidade de Agra, onde se situa o Taj Mahal.

De forma a protegerem os visitantes desta importante atração turística, a polícia foi armada com fisgas, revela a Reuters. A ideia não é atacaram os macacos, mas sim assustá-los. “Descobrimos que os macacos se assustam só pelo facto de mostrarmos as fisgas”, disse Brij Bhushan, o diretor da força de segurança do Taj Mahal.

Os macacos rhesus também já se espalharam por Nova Deli, a capital da Índia, onde têm gerado o caos, invadindo casas e roubando comida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório