Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mineiros a poucos metros de onde poderá estar o pequeno Julen

Os trabalhos avançam com mais lentidão do que era previsto. Os homens escavaram 1,5 dos 3,8 metros necessários para alcançar o local onde estará o menino.

Mineiros a poucos metros de onde poderá estar o pequeno Julen
Notícias ao Minuto

07:56 - 25/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

Os trabalhos de resgate de Julen continuam esta sexta-feira, em Málaga. Segundo o último balanço, feito pelo El País, os mineiros conseguiram até agora escavar metro e meio dos 3,8 metros que têm de alcançar para chegarem ao local onde se encontra o menino que caiu no poço no passado dia 13 de janeiro.

Doze dias depois, a operação entrou na sua parte mais perigosa. Os oito mineiros que participam nesta fase trabalham em pares e trocam a cada 40 minutos, levando o seu próprio oxigénio. A equipa conta também com a ajuda de dez guardas civis e oito bombeiros.

Durante a madrugada desta sexta-feira, os agentes especializados da Guardia Civil tiveram de recorrer a micro-detonações na galeria que está a ser escavada para chegar a Julen em duas ocasiões distintas devido à dureza do terreno.

Recorde-se que o trabalho dos mineiros surge depois de ter sido feito um túnel vertical paralelo àquele por onde o menino terá caído - um poço de prospeção de água com 110 metros de profundidade e 25 centímetros de diâmetro. Os homens vão descer até aos 73 metros de profundidade, escavando agora na horizontal até chegar ao local onde estará a criança, com recurso a uma pá, um martelo e um machado.

Entre engenheiros, bombeiros, guardas civis, militares e a Proteção Civil há mais de 300 pessoas a trabalhar nas operações de resgate.

Esta quinta-feira à noite, recorde-se, familiares, amigos e vizinhos acorreram a uma vigília para apoiar os pais de Julen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório