Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Deputado crítico de Bolsonaro abandona mandato e país sob ameaça de morte

Deputado federal não tomará posse para o seu terceiro mandato e abandona o país devido ao intensificar das ameaças contra a sua vida.

Deputado crítico de Bolsonaro abandona mandato e país sob ameaça de morte
Notícias ao Minuto

23:24 - 24/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Brasil

Jean Wyllys, deputado federal eleito pela terceira vez consecutiva pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Rio de Janeiro, abdicou do mandato para poder deixar o Brasil, devido a ameaças de morte contra a sua pessoa.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o parlamentar indicou que se vai dedicar à vida académica e que não regressará ao seu país de origem. O seu cargo será ocupado por David Miranda, atualmente vereador no Rio de Janeiro.

Wyllys, sublinhe-se, estava sob proteção policial desde o assassinato de Marielle Franco, militante do mesmo partido, em março do ano passado. O deputado, homossexual assumido, já recebia ameaças de morte antes de a vereadora ter sido abatida a tiro e estas foram-se intensificando ao longo dos últimos meses.

“Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé”, escreveu esta quinta-feira, nas redes sociais.

Antes tinha publicado uma compilação de exemplos de ameaças que foi recebendo e que contribuíram para esta decisão pelo abandono da vida política e exílio.

Na mesma entrevista à publicação brasileira, Jean Wyllys fala sobre as últimas evoluções da investigação à morte de Marielle e revela que se sente apavorado por “saber que o filho do presidente contratou para o seu gabinete a esposa e a mãe do sicário [assassino a soldo]”.

Wyllys refere-se aos familiares de um antigo agente da Polícia Militar suspeito de envolvimento na morte de Marielle que foram contratados por Flávio Bolsonaro, filho do presidente brasileiro, durante o seu mandato como deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

A família Bolsonaro acorreu às redes sociais, após a divulgação da notícia, para reagir. Enquanto Carlos Bolsonaro foi mais direto na sua mensagem, Jair Bolsonaro fez uma publicação ambígua ("Grande dia"), que mais tarde esclareceu ser sobre outra temática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório