Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Todas as cinco vítimas mortais do tiroteio na Flórida são mulheres

O atirador, um jovem de 21 anos de idade, entrou numa dependência bancária e barricou-se, matando quatro funcionárias e uma cliente.

Todas as cinco vítimas mortais do tiroteio na Flórida são mulheres
Notícias ao Minuto

17:54 - 24/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

O tiroteio ocorrido ontem, quarta-feira, em Sebring, numa dependência bancária no centro da Flórida, fez cinco vítimas mortais, todas mulheres.

O atirador, Zephen Xaver, de 21 anos, entrou no banco SunTrust, por volta das 12h00 (17h00 em Lisboa), sequestrou quatro funcionárias e uma cliente e assassinou-as, barricando-se no local. Depois ligou para a linha de emergência, o 911 (equivalente ao 112), e disse o que tinha feito.

Depois de feito o alerta, pelo próprio atirador, a equipa de forças especiais da polícia norte-americana (SWAT) cercou o banco, tentando manter as negociações com Xaver, para que este saísse do edifício ou deixasse socorrer as vítimas.

Sem obter resultados, as autoridades forçaram a entrada no banco e o suspeito rendeu-se, mas já era tarde demais para as vítimas, que tinham sucumbido à severidade dos ferimentos. Todas foram declaradas mortas no local.

O chefe da polícia de Sebring, Karl Hoglund, indicou esta quinta-feira que as famílias de três das cinco vítimas mortais pediram que não fossem revelados os dados das suas familiares. Esta é a primeira vez que as autoridades não revelam este tipo de informação, relativo a um caso do género, e acontece graças a uma emenda à lei em vigor aprovada em novembro do ano passado. Esta emenda prevê o direito à não divulgação de informações que seja passível de ser utilizada para localizar ou assediar vítimas ou famílias de vítimas.

As outras duas foram identificadas: Cynthia Watson, a cliente, e Merciel Lopez, uma das funcionárias.

Hoglund adiantou que ainda não foi possível determinar o motivo do crime, mas sublinhou que a investigação está ainda numa fase inicial. “Acreditamos que tenham sido um ato aleatório, sem nenhum alvo específico”, indicou.

Não foi também determinado se Xaver tinha o único propósito de matar ou se pretendia roubar o banco. Porém, foi acusado de cinco crimes de homicídio premeditado em primeiro grau.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório