Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Buscas por Emiliano Sala terminam sem pistas sobre avião desaparecido

O avião com o jogador do Cardiff e o piloto desapareceu dos radares esta segunda-feira.

Buscas por Emiliano Sala terminam sem pistas sobre avião desaparecido
Notícias ao Minuto

15:45 - 24/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Aviação

Os esforços para tentar localizar o avião que desapareceu dos radares por cima do canal da Mancha esta segunda-feira com o jogador do Cardiff, Emiliano Sala e o piloto a bordo terminaram. A informação foi confirmada pela polícia de Guernsey.

Num comunicado emitido na tarde desta quinta-feira, pelas 15h15, o capitão do porto de Guernsey, David Barker, disse que se encontrou com a equipa para "rever a operação de busca e resgate que tem decorrido desde que o avião desapareceu". "Apesar dos nossos melhores esforços (...) fomos incapazes de encontrar algum vestígio do aparelho, do piloto ou do passageiro", referiu.

"Já passaram mais de 24 horas de buscas continuas, com 80 horas de voo combinado entre três aviões e cinco helicópteros. Dois salva-vidas estiveram envolvidos também. Revimos toda a informação que tínhamos disponível, bem como sabendo que tipo de equipamento de emergência estava a bordo, e tomámos a decisão difícil de terminar as buscas", lamentou, explicando que "a hipótese de sobrevivência neste momento é extremamente remota".

Os familiares mais próximos dos dois homens já "foram informados e os meus pensamentos estão com eles na altura mais difícil das suas vidas", pode ler-se.

No final da nota é sublinhado ainda que apesar do último meio áereo que procurava o avião desaparecido ter aterrado, o incidente continua aberto. "Vamos transmitir para todos os navios e aviões na área para que se mantenham atentos por qualquer vestígio do aparelho. Isso vai continuar indefinitivamente", termina.

Recorde-se que Emiliano Sala viajava entre Nantes, em França e Cardiff, no País de Gales, na segunda-feira, quando o avião viajava desapareceu dos radares perto do Canal da Mancha. O único contacto que foi feito com a torre de controlo foi o pedido para iniciar a descida quando o aparelho se encontrava a 1.500 metros de altitude, mas por volta do 700 metros a aeronave desapareceu sem deixar rasto e sem qualquer pedido de socorro.

[Notícia atualizada às 15h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório