Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Buscas por avião que levava Emiliano Sala a bordo continuam

O avião onde o jogador do Cardiff ia a bordo desapareceu dos radares por cima do canal da Mancha na passada segunda-feira.

Buscas por avião que levava Emiliano Sala a bordo continuam
Notícias ao Minuto

10:06 - 24/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Aviação

As buscas pelo jogador do Cardiff e pelo piloto do avião privado onde seguiam e que desapareceu dos radares por cima do canal da Mancha continuam, depois de terem sido suspensas quarta-feira ao final da tarde.

Emiliano Sala, de 28 anos, e David Ibbotson iam a bordo do aparelho que desapareceu sem deixar rasto na passada segunda-feira. A equipa de resgate tomou a decisão de continuar as buscas depois de se terem reunido esta quinta-feira e vão focar-se nas zonas costeiras em redor do local onde o avião poderá ter caído.

A polícia de Guernsey, conta a BBC, revelou que ainda não foi encontrado nenhum pedaço da aeronave. "Estamos a começar uma busca costeira com recurso ao avião de resgate da Channel Islands Air Search pela ilha de  Burhou, depois no grupo de ilhéus Casquets, na ilha de Alderney, pela costa norte da península de Cherbourg, na costa norte de Jersey e depois de volta por Sark", escreveu a força num tweet esta manhã.

O responsável pelo porto de Guernsey, David Barker, admitiu que as hipóteses de encontrar algum dos homens vivo era "praticamente zero". "O tempo de sobrevivência para alguém na água é muito baixo, estimamos que será cerca de três horas, mas o tempo de sobrevivência num barco salva-vidas seria maior", disse, garantindo, no entanto, que o "foco continua a estar em tentar lidar com qualquer esperança de sobrevivência".

As buscas tinham sido suspensas na quarta-feira depois de um segundo dia completo a tentar encontrar os dois homens. Já ontem o responsável pelas buscas aéreas das ilhas em redor do canal da Mancha, John Fitzgerald dizia que "nem a pessoa mais atlética" poderia sobreviver por algumas horas naquelas águas.

Emiliano Sala ia para a capital do país de Gales, Cardiff, vindo de Nantes, França, quando o avião pediu autorização para iniciar a descida quando desapareceu dos radares.

A polícia tem recorrido a imagens de satélite e dados dos telemóveis dos homens como parte dos esforços de busca. Antes de desaparecer, o jogador tinha enviado uma mensagem áudio onde dava conta de estar "assustado" e de que o avião onde ia "parecia estar a cair aos pedaços".

O avião onde seguiam era um PA-46-310P Piper Malibu, registado nos Estados Unidos. Na investigação estão a colaborar as autoridades de França, Estados Unidos e Argentina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório