Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Onze dias depois, resgate de Julen entra nas últimas horas

O menino de dois anos caiu num poço, em Málaga, no dia 13 de janeiro. Onze dias depois o resgate poderá estar perto do fim.

Notícias ao Minuto

08:46 - 24/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

Os trabalhos de resgate de Julen, o menino de dois anos que caiu num poço com 110 metros de profundidade e 25 centímetros de diâmetro, em Málaga, no dia 13 de janeiro, continuam. Na manhã desta quinta-feira as máquinas conseguiram, com dificuldade, terminar o túnel de 60 metros vertical e paralelo àquele onde a criança caiu. Tudo indica que estará a 73 metros de profundidade

O que se segue, conta o El País é adicionar mais um tubo, com 12 metros, para garantir que o trabalho dos mineiros que vão resgatar o menino seja bem sucedido. Esta será a parte mais perigosa do resgate.

Depois de terminarem e caso não surjam mais imprevistos, os mineiros da Brigada de Salvamento de Hunosa vão descer hoje numa cápsula metálica e escavar à mão quatro metros na horizontal para conseguirem chegar ao local onde se acredita que esteja Julen. Esta operação deverá demorar um máximo de 24 horas, explicou o coordenador das operações de resgate, Ángel García Vidal.

Os oito mineiros já se encontram no local do resgate, vão fazer uso de martelos de ar comprimido e picaretas para construir o túnel e a operação complexa vai contar com o apoio logístico dos bombeiros para assegurar a ventilação e a segurança da operação.

O estado do solo tem sido um dos principais entraves nos trabalhos. O túnel vertical, por exemplo, tinha um tempo estimado de perfuração de 15 horas, mas acabaram por ser necessárias 55 horas devido à existência de solo mais rochoso e mais difícil de perfurar.

Veja acima as primeiras imagens desta quinta-feira, que incluem o percurso dos mineiros para o local de resgate, acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório