Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento russo critica Trump por reconhecer Guaidó como presidente

Vários membros do parlamento russo criticaram hoje a decisão do Presidente dos Estados Unidos em reconhecer Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela.

Parlamento russo critica Trump por reconhecer Guaidó como presidente
Notícias ao Minuto

23:44 - 23/01/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Penso que nesta situação, os Estados Unidos estão a tentar executar uma operação para organizar a próxima 'revolução colorida' [expressão utilizada pelos russos para caracterizar revoltas populares, como as conduzidas na Geórgia, Ucrânia e Quirguistão]", disse o vice-presidente do comité para os assuntos externos da câmara alta do parlamento russo, Andrei Klimov, à agência estatal russa RIA-Novosti.

"Não considero que possamos reconhecer isto. É, essencialmente, um golpe de estado", referiu um outro membro do comité, Vladimir Dzhabrailov, citado pela agência russa Interfax.

Além de ser o maior aliado político da Venezuela, a Rússia tem a sua maior petrolífera, a Rosneft, com vários investimentos nos campos de petróleos venezuelanos.

Juan Guaidó autoproclamou-se hoje Presidente interino da Venezuela, perante milhares de pessoas concentradas em Caracas.

"Levantemos a mão: Hoje, 23 de janeiro, na minha condição de presidente da Assembleia Nacional e perante Deus todo-poderoso e a Constituição, juro assumir as competências do executivo nacional, como Presidente Encarregado da Venezuela, para conseguir o fim da usurpação [da Presidência da República], um Governo de transição e eleições livres", declarou.

Para Juan Guaidó, "não se trata de fazer nada paralelo", já que tem "o apoio da gente nas ruas".

O engenheiro mecânico de 35 anos tornou-se rapidamente o rosto da oposição venezuelana ao assumir, a 03 de janeiro, a presidência da Assembleia Nacional, única instituição à margem do regime vigente no país.

Nicolás Maduro iniciou a 10 de janeiro o seu segundo mandato de seis anos como Presidente da Venezuela, após uma vitória eleitoral cuja legitimidade não foi reconhecida nem pela oposição, nem pela comunidade internacional.

A 15 de janeiro, numa coluna de opinião publicada no diário norte-americano The Washington Post, Juan Guaidó invocou artigos da Constituição que instam os venezuelanos a rejeitar os regimes que não respeitem os valores democráticos, declarando-se "em condições e disposto a ocupar as funções de Presidente interino com o objetivo de organizar eleições livres e justas".

Os Estados Unidos, o Canadá, a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Brasil, a Colômbia, o Peru, o Paraguai, o Equador, o Chile e a Costa Rica também já reconheceram Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela.

Até agora, só o México e a Bolívia anunciaram que se mantêm ao lado de Nicolás Maduro.

A Venezuela enfrenta uma grave crise política e económica que levou 2,3 milhões de pessoas a fugir do país desde 2015, segundo dados da ONU.

Esta crise num país outrora rico, graças às suas reservas de petróleo, está a provocar carências alimentares e de medicamentos.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a inflação deverá atingir 10.000.000% em 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório