Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Detido em França homem que pode estar ligado aos atentados de Madrid

Quase 15 anos depois do ataque, autoridades espanholas continuam a investigar provas relacionadas com o atentado mais mortífero ocorrido em território espanhol e europeu.

Detido em França homem que pode estar ligado aos atentados de Madrid
Notícias ao Minuto

21:59 - 22/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo 11 de março

A Polícia Nacional espanhola está a investigar, juntamente com as autoridades francesas, um homem que se encontra detido em França e cujo ADN foi encontrado no apartamento de Leganés onde, em abril de 2004, se imolaram oito terroristas responsáveis pelos atentados de 11 de Março, em Madrid.

Continua por determinar, contudo, se o homem teve alguma relação com o ataque terrorista, estando as duas polícias a investigar o caso, de acordo com a agência EFE.

Recorde-se que os atentados, compostos por uma dezena de bombas colocadas em quatro comboios urbanos, resultaram na morte de 192 pessoas e deixaram quase 1900 feridos, na manhã de 11 de março de 2004.

A maior parte dos autores do atentado imolou-se com explosivos 23 dias depois, num apartamento na povoação de Leganés, após serem descobertos pela polícia – foi neste dia que morreu a 193.ª vítima do atentado, um agente de autoridade.

Outros associados foram detidos e julgados, estando ainda a cumprir penas máximas de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório