Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Ministros de Morales renunciam em bloco para ser formado novo governo

Os ministros do executivo do presidente da Bolívia, Evo Morales, apresentaram hoje a sua renúncia em bloco para permitir ao mandatário renovar a sua equipa de colaboradores e iniciar um novo ano do Governo.

Ministros de Morales renunciam em bloco para ser formado novo governo
Notícias ao Minuto

20:55 - 22/01/19 por Lusa

Mundo Bolívia

Os ministros entregaram hoje a Evo Morales uma carta de "renúncia coletiva, como acontece todos os anos", confirmou aos órgãos de comunicação social o ministro dos Negócios Estrangeiros, Diego Pary.

"Agora será o presidente quem vai decidir nas próximas horas quem o vai acompanhar na nova gestão que tem de empreender, com muitos desafios e muitos compromissos", adiantou o chefe da diplomacia.

Segundo Pary, na carta de renúncia, os ministros agradeceram ao chefe de Estado "a sua confiança" neles, à qual "corresponderam com o mais alto profissionalismo, com a mais alta responsabilidade que o compromisso exige".

Evo Morales celebrou hoje 13 anos contínuos à frente do governo da Bolívia, o que o coloca como o presidente à mais tempo no poder da história da Bolívia.

Desde que Morales assumiu a presidência, em 2006, ficou instituído que os seus ministros renunciam em bloco no início de um novo ano na administração do Governo, para permitir que ele forme uma nova equipa.

A renúncia ocorre a 22 de janeiro, aniversário da primeira posse do presidente, que só ratificou o gabinete em duas ocasiões, em 2013 e 2016.

O governo boliviano é atualmente composto por vinte ministérios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório