Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Militar americana diz ter sido despida à força e deixada nua 12 horas

Militar foi despida à força por agentes de autoridade. Atenção, as imagens, embora não sendo gráficas, podem ser perturbadoras.

Notícias ao Minuto

18:43 - 22/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Marinha

Uma militar da Marinha norte-americana interpôs um processo contra alguns agentes de autoridade do estado do Illinois por a terem, alegadamente, despido "à força" e deixado sem roupa numa cela durante 12 horas, indica o site ABC.

A queixa é apoiada por um vídeo das câmaras de vigilância do estabelecimento prisional em questão, datado de 20 de janeiro de 2017, onde Zandrea Askew aparece a gritar e a tentar lutar contra os agentes de autoridade do condado de LaSalle, que a atiram para o chão.

"Tens apenas uma oportunidade para colaborar, depois vamos tirar-te a roupa nós mesmos", pode ouvir-se dizer um dos adjuntos de xerife, antes de começarem a despi-la. "O que estão a fazer, o que estão a fazer? Não fiz nada de errado", apela a mulher de 28 anos.

A militar pede agora um milhão de dólares de indemnização, no processo interposto esta terça-feira, alegando que foram violados os seus direitos civis e definindo tanto a sua detenção como o tratamento a que foi submetida depois como "ilegal" e "degradante".

A polícia sustenta que a mandou parar, quando guiava a sua viatura, porque estava "muito desorientada e confusa", mas Askew defende, conforme explicou o seu advogado, que ela própria parou o carro porque se estava a sentir mal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório