Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia indiana deteve 61 rohinyas esta semana

A polícia indiana deteve esta semana no nordeste 61 muçulmanos rohingya por entrada ilegal no país, disseram hoje responsáveis.

Polícia indiana deteve 61 rohinyas esta semana
Notícias ao Minuto

15:37 - 22/01/19 por Lusa

Mundo Migrações

No Estado de Assam, a polícia disse ter detido 30 rohingyas, incluindo 12 crianças, que viajavam de autocarro para Gauhati, a capital do Estado, na noite de segunda-feira.

No vizinho Estado de Tripura, a polícia revelou a detenção hoje de 31 rohingyas. Os migrantes terão passado as duas últimas noites ao relento junto à fronteira entre a Índia e o Bangladesh devido ao facto dos guardas fronteiriços destes países lhes recusarem a entrada nos seus territórios.

Ajoy Das, um polícia local, disse que elementos da Força de Segurança Fronteiriça da Índia deram alimentos e cobertores aos rohingya antes de os deterem para os entregarem à polícia.

Mais de 700.000 rohingya fugiram de Myanmar (antiga Birmânia), sobretudo para o Bangladesh, desde agosto de 2017 para escapar à violência.

Calcula-se que 40.000 se terão refugiado na Índia, embora menos de 15.000 estejam registados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

O governo indiano considera existirem provas da existência de extremistas que constituem uma ameaça para a segurança do país entre os migrantes rohingya e deportou mais de uma dezena por entrada ilegal nos dois últimos meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório