Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Deputados contra acordo de Brexit propõem alternativas

Deputados hostis ao Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo governo vão tentar forçar o governo a adiar a data do Brexit e a considerar alternativas, como uma união aduaneira ou um novo referendo.

Deputados contra acordo de Brexit propõem alternativas
Notícias ao Minuto

15:13 - 22/01/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

O líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, anunciou uma proposta para o governo "negociar alterações ao projeto de acordo de saída e declaração política, a fim de garantir uma união aduaneira permanente com a UE, uma forte relação com o mercado único".

Defende também que o governo deve "legislar para realizar uma votação pública sobre um acordo ou uma proposta que tenha o apoio da maioria da Câmara dos Comuns".

A emenda do 'Labour' exige também que o governo "assegure tempo suficiente para o Parlamento do Reino Unido considerar e votar opções para impedir que o Reino Unido deixe a UE sem um acordo de saída", avançando com as opções da união aduaneira e do referendo.

Esta é a primeira vez que o líder da oposição se manifesta a favor de um novo referendo, apesar de a aprovação desta proposta à moção parlamentar do governo que vai ser votada na próxima terça-feira ter poucas hipóteses de ser aprovada.

Corbyn necessitaria do apoio de deputados rivais do partido do governo, o partido Conservador, ou do Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, a maioria dos quais tem rejeitado estes cenários, que também não são favorecidos pela primeira-ministra britânica.

A deputada trabalhista Yvette Cooper, por seu lado, propõe a discussão de um projeto de lei dentro de duas semanas, a 05 de fevereiro, que obrigaria legalmente o governo a pedir um prolongamento do fim do artigo 50.º, previsto para 29 de março, se até 26 de fevereiro o parlamento não aprovar um acordo de saída.

Hilary Benn, outro deputado trabalhista, sugere numa emenda que os parlamentares que votem de uma forma não vinculativa em quatro opções: reconsiderar o acordo negociado pelo governo, deixar a UE sem acordo, pedir a renegociação do acordo ou realizar outro referendo.

Estas e outras propostas serão debatidas e votadas na próxima terça-feira, 29 de janeiro, junto com uma moção parlamentar apresentada pelo governo na segunda-feira onde a primeira-ministra delineou os próximos passos do processo na sequência da rejeição do Acordo de Saída na semana passada por 432 votos contra 202 a favor.

Na sua intervenção, Theresa May disse que revogar o artigo 50.º, que foi ativado em 2017 com o pedido de saída da UE, "iria contra o resultado do referendo", e que o pedido de prolongamento só seria aceite por Bruxelas se o parlamento concordasse num plano.

Um segundo referendo, argumentou, arrisca não só criar "um precedente difícil" como "poderia prejudicar a coesão social, enfraquecendo a fé" na democracia britânica.

Assim, determinou como curso de ação aprofundar negociações com os deputados do partido Conservador e do DUP.

"Para considerar como poderemos cumprir as nossas obrigações para com o povo da Irlanda do Norte e da Irlanda de uma forma que possa obter o maior apoio possível na Câmara [dos Comuns]", disse.

O resultado dessas discussões será apresentado à UE, adiantou May, apesar de diversos líderes europeus terem vincado que o conteúdo do acordo não está aberto à negociação.

Em causa continua a salvaguarda de segurança prevista no acordo, conhecida como "backstop", que visa garantir que não haja controlos alfandegários após o Brexit ao longo da fronteira entre Irlanda, país membro da UE, e a Irlanda do Norte, província do Reino Unido.

Esta é uma medida temporária que duraria até que fosse encontrada uma solução permanente, mas deputados conservadores receiam que seja aplicada por um tempo indeterminado de o Reino Unido a denunciar unilateralmente, enquanto que o DUP alega que a Irlanda do Norte terá de cumprir regras diferentes das do resto do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório