Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridades explodem veículo que tinha sido roubado em Londonderry

A polícia de Londonderry, na Irlanda do Norte, está novamente hoje em estado de alerta após o relatório do roubo de duas carrinhas, receando-se uma nova tentativa de atentado dois dias depois da explosão de um carro armadilhado.

Autoridades explodem veículo que tinha sido roubado em Londonderry
Notícias ao Minuto

15:39 - 21/01/19 por Lusa com Notícias Ao Minuto

Mundo Irlanda do Norte

As autoridades da Irlanda do Norte procederam à explosão controlada de um veículo que tinha sido roubado em Londonderry. Inicialmente, a polícia deu conta do roubo de um furgoneta. 

"Alerta de segurança em Londonderry... após o relatório do roubo de uma furgoneta cerca das 11:30 (mesma hora em Lisboa) por três homens encapuzados, que lançaram um objeto para a parte de trás antes de o abandonar", indicou a polícia da província britânica na rede social Twitter.

Posteriormente, a polícia acrescentou que tinha sido roubada uma segunda carrinha.

Por outro lado, um quinto homem, de 50 anos, foi detido hoje no âmbito do inquérito sobre a explosão de uma viatura armadilhada no sábado à noite em Londonderry, anunciou a polícia, que atribui o ataque ao Novo IRA, um ramo dissidente do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Os outros quatro suspeitos, detidos no domingo, têm 42, 34 e 21 anos dois deles.

A explosão de sábado reacendeu as preocupações com as ameaças que representa o eventual regresso a uma fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda para a paz concluída em 1998 após três décadas de um conflito sangrento entre republicanos nacionalistas e unionistas, quando o Reino Unido deixar a União Europeia.

Situada na fronteira com a República da Irlanda, Londonderry é uma cidade tristemente célebre pelo designado 'Domingo sangrento' de 30 de janeiro de 1972, quando soldados britânicos abriram fogo sobre participantes numa marcha pacífica, causando 14 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório