Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2020
Tempo
MIN 5º MÁX 13º

Edição

Autoridades explodem veículo que tinha sido roubado em Londonderry

A polícia de Londonderry, na Irlanda do Norte, está novamente hoje em estado de alerta após o relatório do roubo de duas carrinhas, receando-se uma nova tentativa de atentado dois dias depois da explosão de um carro armadilhado.

Autoridades explodem veículo que tinha sido roubado em Londonderry
Notícias ao Minuto

15:39 - 21/01/19 por Lusa com Notícias Ao Minuto

Mundo Irlanda do Norte

As autoridades da Irlanda do Norte procederam à explosão controlada de um veículo que tinha sido roubado em Londonderry. Inicialmente, a polícia deu conta do roubo de um furgoneta. 

"Alerta de segurança em Londonderry... após o relatório do roubo de uma furgoneta cerca das 11:30 (mesma hora em Lisboa) por três homens encapuzados, que lançaram um objeto para a parte de trás antes de o abandonar", indicou a polícia da província britânica na rede social Twitter.

Posteriormente, a polícia acrescentou que tinha sido roubada uma segunda carrinha.

Por outro lado, um quinto homem, de 50 anos, foi detido hoje no âmbito do inquérito sobre a explosão de uma viatura armadilhada no sábado à noite em Londonderry, anunciou a polícia, que atribui o ataque ao Novo IRA, um ramo dissidente do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Os outros quatro suspeitos, detidos no domingo, têm 42, 34 e 21 anos dois deles.

A explosão de sábado reacendeu as preocupações com as ameaças que representa o eventual regresso a uma fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda para a paz concluída em 1998 após três décadas de um conflito sangrento entre republicanos nacionalistas e unionistas, quando o Reino Unido deixar a União Europeia.

Situada na fronteira com a República da Irlanda, Londonderry é uma cidade tristemente célebre pelo designado 'Domingo sangrento' de 30 de janeiro de 1972, quando soldados britânicos abriram fogo sobre participantes numa marcha pacífica, causando 14 mortos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório