Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco mortos em ataque contra forças curdas e norte-americanas

Uma caravana das forças norte-americanas e dos seus aliados árabes e curdos foi alvo hoje de um atentado com uma viatura armadilhada no nordeste da Síria, que causou cinco mortos e dois feridos, indicou uma organização não-governamental.

Cinco mortos em ataque contra forças curdas e norte-americanas
Notícias ao Minuto

12:37 - 21/01/19 por Lusa

Mundo Síria

Cinco combatentes das Forças Democráticas Sírias (FDS, a aliança árabe-curda apoiada por Washington) foram mortos, enquanto dois soldados norte-americanos ficaram feridos no ataque ocorrido na província de Hassaké, precisou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Este atentado ocorre menos de uma semana depois de um ataque em Manbij, no norte sírio, reivindicado pelos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI). Também realizado por um bombista suicida contra uma patrulha norte-americana escoltada pelas FDS, o ataque causou 19 mortos, quatro dos quais norte-americanos.

Hoje, "uma caravana de tropas norte-americanas escoltada pelas FDS foi alvo de um suicida ao volante de uma viatura armadilhada", precisou à agência France Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

"A viatura armadilhada chocou com um veículo das FDS, matando cinco combatentes das FDS e ferindo dois norte-americanos", adiantou.

O atentado ocorreu na estrada que liga a cidade de Hassaké à de Chadadi, disse.

Washington juntou em 2014 uma coligação internacional anti-'jihadista', que tem estado envolvida no combate ao EI na Síria ao lado das FDS.

Desencadeada em 2011 com a repressão de manifestações pacíficas por parte do poder de Bashar al-Assad, a guerra na Síria foi-se tornando mais complexa ao longo dos anos devido ao envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas', num território cada vez mais fragmentado.

Causou mais de 360.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório