Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Timor quer aumentar cooperação na comunicação social com Portugal

O Governo timorense quer fortalecer a cooperação "de grande importância" com Portugal no setor da comunicação social, que é vital para o processo de "construção da politica identitária" de Timor-Leste, disse hoje o ministro da tutela.

Timor quer aumentar cooperação na comunicação social com Portugal
Notícias ao Minuto

12:29 - 21/01/19 por Lusa

Mundo Tutela

"A cooperação com Portugal é de alta importância e contamos sempre com o apoio de Portugal. Estamos num processo de construção civilizacional, numa cidadania democrática e independente e isso seria impossível sem uma comunicação social independente e profissional", afirmou.

Fidelis Magalhães falava hoje na cerimónia de tomada de posse, no Palácio do Governo, do novo presidente da Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL), Francisco Da Silva Gari, para a qual não foram convidados todos os órgãos de comunicação social, entre eles a Lusa.

Excertos do seu discurso foram divulgados na página oficial do ministro no Facebook, num vídeo que mostra a presença, entre outros convidados, do embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira.

Fidelis Magalhães tem, na sua dependência, tanto a RTTL como a Tatoli, a agência de notícias de Timor-Leste.

O governante destacou em particular a cooperação no setor da televisão, "que chega dentro das casas das populações e que deveria ser uma instituição importante para a educação e construção da identidade nacional".

Magalhães disse que apesar da cooperação em várias áreas no passado, há ainda muito para fazer, sublinhando que a confiança na "relação especial com Portugal" deve permitir avançar "imediatamente com um plano estratégico" para o setor que possa ser implementado a curto prazo.

"Dentro de um ou dois anos já teremos os objetivos imediatos atingidos. Há exemplos de áreas em que podemos investir mais", disse.

Entre as áreas onde é possível atuar está a melhoria da "qualidade da difusão da língua portuguesa", tanto com um "pacote especial com programas de Portugal na RTTLL" como através da legendagem em português de programas em tétum, e vice-versa.

"Acho que ajudaria muito se tivéssemos aqui cada programação em tétum com legendas em português, o que ajudaria os jovens e a população a aprender com maior facilidade a língua portuguesa e também os portugueses a aprenderem tétum", disse.

Fidelis Magalhães disse que importa agora avançar num projeto claro e eficaz, com um calendário de implementação, "para não perder mais tempo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório