Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Pais de Julen aguardam fim de resgate em casa cedida por moradora

As autoridades esperam conseguir começar a construir este domingo a galeria horizontal para se aproximar do lugar onde se encontra a criança.

Pais de Julen aguardam fim de resgate em casa cedida por moradora
Notícias ao Minuto

16:15 - 20/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Ao meio-dia deste domingo estavam escavados 40 metros do túnel paralelo ao poço onde caiu um menino de dois anos, em Espanha. O objetivo são 60 metros. De acordo com os responsáveis pelas operações de resgate, que fizeram um ponto de situação às 16h locais (15h em Lisboa), o trabalho está a avançar muito lentamente por ser muito complexo.

Os pais de Julen, Victoria García e José Roselló, estão desde quinta-feira a descansar numa casa cedida por uma moradora de Totalán, muito perto de onde se realiza a operação de resgate.

Sob a vigilância da Guardia Civil, o casal tem recebido a visita de familiares e de amigos, recebendo também apoio por parte da população. O casal perdeu um filho (Oliver) em 2017 devido a um problema cardíaco.

Neste túnel, os responsáveis da operação de resgate introduzirão uma cápsula metálica que permitirá construir uma galeria horizontal para se aproximar do lugar onde se encontra a criança de dois anos, que caiu num poço no domingo passado, próximo da sua casa em Totalán, em Málaga, na Espanha.

Este trabalho, diz o El País, será feito a 72 metros de profundidade (a perfuração é de 60 metros porque começa 23 metros abaixo do orifício do poço, ou seja, chegando-se aos 83 metros de profundidade).

Os técnicos mantêm a confiança em que conseguem chegar ao menino ainda este fim-de-semana, mas o trabalho é atrasado cada vez que se encontra massa rochosa. Espera-se que se possa construir a galeria ainda este domingo, num trabalho que começou ontem e que levaria, pelo menos, 20 horas.

“Temos esperança de que o trabalho leve o menor tempo possível desde que as condições a partir de agora sejam mais favoráveis do que as que temos encontrado até aqui”, havia indicado no sábado Ángel García Vidal, líder da equipa de resgate.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório