Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Confrontos em Atenas por causa da mudança de nome da Macedónia

Milhares de manifestantes concentraram-se em frente ao parlamento grego. Tentaram subir a escadaria do parlamento. Polícia respondeu com gás lacrimogéneo.

Confrontos em Atenas por causa da mudança de nome da Macedónia
Notícias ao Minuto

13:57 - 20/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Grécia

Os protestos em Atenas, na Grécia, contra a mudança de nome da Macedónia estão a gerar confrontos entre os milhares de manifestantes que se concentram em frente ao parlamento grego e as forças de segurança, adianta o Ekathimerini. 

O momento de maior tensão aconteceu quando os manifestantes tentaram subir a escadaria do parlamento e lançaram tochas e atiraram tomates e outros objetos na direção dos polícias. Os agentes das forças de segurança responderam com gás lacrimogéneo para tentar dispersá-los. 

A manifestação em frente ao parlamento grego já era esperada. Os organizadores pretendiam juntar mais de 600 mil pessoas, uma expectativa que não se concretizou. 

A polícia grega diz que só foi registada a entrada de 300 autocarros em Atenas provenientes do norte da Grécia, quando os organizadores apontavam para três mil. Também chegaram à capital grega 60 autocarros que partiram da região do Peloponeso. 

Em causa está a mudança do nome da Macedónia para Macedónia do Norte, uma alteração que não gera consensos entre os gregos. Os governos dos dois países já chegaram a um entendimento e o acordo foi ratificado pelo parlamento macedónio, mas para que seja finalizado tem de ser aprovado no parlamento grego, algo que poderá acontecer nos próximos dias. 

Há muito que a Grécia se opõe ao nome de Macedónia para o seu país vizinho. Muitos gregos argumentam que isso pode implicar algum tipo de aspiração a uma região no norte da Grécia que tem o mesmo nome. Embora o novo nome trace uma distinção entre o país e a região, uma sondagem recente mostra que 70% dos gregos não concordam com o acordo entre Atenas e Skopje, avança o The New York Times. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório