Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Aeroporto de Louisville vai passar a ter nome de campeão: Muhammad Ali

A mudança do nome do aeroporto estava a ser estudada e a escolha recaiu num dos filhos da terra mais conhecidos no mundo.

Aeroporto de Louisville vai passar a ter nome de campeão: Muhammad Ali
Notícias ao Minuto

13:28 - 20/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Quando Muhammad Ali disse que ia “flutuar como uma borboleta e picar como uma abelha” na antecâmara do combate com George Foreman no Zaire, em 1974 (o famoso Rumble in the Jungle), estava longe de imaginar que a primeira parte dessa frase poderia ser aplicada aos voos para o aeroporto de Louisville 45 anos depois.

Isto porque a cidade que viu nascer Ali decidiu rebatizar o Louisville International Airport como Louisville Muhammad Ali International Airport, de acordo com a CNN. O nome de Ali foi recomendado por um grupo de trabalho de Louisville que estudava a mudança do nome do aeroporto. A votação decorreu esta quarta-feira e o nome de Ali foi aprovado.

“Isto diz ao mundo como estamos orgulhosos por associar o ‘The Greatest’ (‘O Maior’) não só à nossa grande cidade, mas ao nosso grande aeroporto”, frisou Jim Welch, chairman da administração do aeroporto.

Greg Fischer, o presidente da Câmara de Louisville, também ficou agradado com a decisão. “Muhammad Ali pertencia ao mundo, mas só tem uma cidade natal”, escreveu na sua conta do Twitter.

Lonnie Ali, a viúva do antigo campeão de pesos-pesados, ficou “feliz” com a mudança de nome e sublinhou que aqueles que viajarem de longe para Louisville vão ser “recordados da sua natureza aberta e inclusiva”.

A popularidade de Ali não se deveu apenas ao sucesso desportivo que atingiu, mas também ao ativismo. Durante décadas enfrentou um dos seus maiores adversários, a doença de Parkinson. Morreu em 2016 com 74 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório