Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 100 migrantes desaparecidos em naufrágio junto à Líbia

Sobreviventes contam às autoridades que barco insuflável tinha a bordo 120 pessoas.

Mais de 100 migrantes desaparecidos em naufrágio junto à Líbia
Notícias ao Minuto

16:44 - 19/01/19 por Natacha Nunes Costa

Mundo Mar Mediterrâneo

Pelo menos 117 migrantes que deixaram a Líbia num barco insuflável há dois dias estão desaparecidos, depois de a embarcação onde viajavam ter naufragado, conta a Associated Press.

As autoridades souberam do naufrágio depois de três sobreviventes terem sido resgatados.

“Os três sobreviventes disseram-nos que eram 120 quando deixaram Garabulli, na Líbia, na quinta-feira à noite. Depois de 10 ou 11 horas no mar, a embarcação terá começado a afundar e as pessoas começaram a afogar-se”, disse, este sábado, o porta-voz da Organização Internacional para as Migrações, Flavio Di Giacomo.

Os desaparecidos são, na sua maioria, provenientes da Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão. A bordo estavam 10 mulheres, incluindo uma jovem grávida, e duas crianças, uma das quais apenas com dois meses de idade.

O alerta terá sido dado, na sexta-feira, por um avião militar italiano que, durante uma patrulha sobre Mar Mediterrâneo, avistou a embarcação a naufragar a 50 milhas da costa da Líbia. Apesar da agitação marítima que se fazia sentir no local, as autoridades enviaram dois botes salva-vidas, contudo, estes não conseguiram chegar ao local.

Os sobreviventes acabaram por ser salvos por um helicóptero e foram transportados para um hospital da ilha de Lampedusa, em Itália, com hipotermia.

Durante a operação de salvamento, as autoridades encontraram ainda três corpos, ou seja, neste momento estão 114 pessoas desaparecidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório