Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Durante 'shutdown', Bush entrega pizzas a agentes dos serviços secretos

Ex-presidente deixou mensagens aos atores políticos da atualidade

Durante 'shutdown', Bush entrega pizzas a agentes dos serviços secretos
Notícias ao Minuto

13:10 - 19/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Ex-presidente

Há quase um mês que o serviços federais norte-americanos se encontram em paralisação parcial - o chamado 'shutdown'.

O 'shutdown' afeta mais de 800 mil funcionários públicos. Há vários museus e parques naturais encerrados, muitos outros serviços condicionados, para além de haver muitos funcionários que se encontram a trabalhar, sem receber ordenado.

Nesta última categoria estão os agentes dos serviços secretos, nomeadamente os que integram a equipa que garante a segurança a George W. e Laura Bush, casal que antecedeu o casal Obama na Casa Branca.

No seu Instragram, o antigo presidente deu conta da oferta que fez aos seus agentes, numa entrega de pizza que foi também uma forma de entregar uma mensagem política a todos.

Na publicação, Bush agradece o serviço destes agentes e deixa um apelo a que "os líderes de ambos os lados ponham a política de parte e se juntem para pôr fim a este 'shutdown'", pode ler-se.

Ver esta publicação no Instagram

@LauraWBush and I are grateful to our Secret Service personnel and the thousands of Federal employees who are working hard for our country without a paycheck. And we thank our fellow citizens who are supporting them. It’s time for leaders on both sides to put politics aside, come together, and end this shutdown.

Uma publicação partilhada por George W. Bush (@georgewbush) a 18 de Jan, 2019 às 12:58 PST

O 'shutdown' decorre há 29 dias e é já o mais longo da história dos Estados Unidos. É o resultado de um impasse entre os congressistas democratas e Donald Trump, que exige que o Congresso financie em 4,9 mil milhões de euros o muro que foi promessa eleitoral - uma promessa que Trump chegou a garantir que seria paga pelo México.

Nos dias mais recentes, os media norte-americanos têm dado conta de sondagens que apontam para uma crescente culpabilização de Trump pelo prolongamento do 'shutdown'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório