Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Dia dos Heróis Nacionais de Cabo Verde recorda morte de Amílcar Cabral

O Dia dos Heróis Nacionais em Cabo Verde, que assinala o aniversário da morte de Amílcar Cabral e presta homenagem aos que lutarem pela independência do país, será oficialmente comemorado domingo na ilha do Sal.

Dia dos Heróis Nacionais de Cabo Verde recorda morte de Amílcar Cabral
Notícias ao Minuto

10:05 - 19/01/19 por Lusa

Mundo Homenagem

A Fundação Amílcar Cabral preparou "um programa de comemorações rico, que inclui atividades lúdicas e didáticas nas escolas dos diversos níveis de ensino da ilha, atividades desportivas e culturais e o lançamento do livro 'A Luta Criou Raízes'.

Trata-se de um conjunto de escritos e intervenções de Amílcar Cabral, organizado por Luís Fonseca e Olívio Pires.

No domingo, o Dia dos Heróis Nacionais arranca com o içar da bandeira pelas Forças Armadas nos Paços do Concelho do Sal, seguido da deposição de uma coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral.

O ato central das comemorações irá decorrer nos Paços do Concelho e será presidido pelo comandante Pedro Pires, presidente da Fundação Amílcar Cabral e antigo chefe de Estado cabo-verdiano, e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.

Seguir-se-á uma dissertação sobre "o papel histórico da ilha do Sal nos processos de libertação da África do Sul, Angola e Namíbia", pelo comandante Silvino da Luz.

Músicas e poesias alusivas à data e a entrega de prémios aos vencedores das atividades desportivas e concursos que desde o início de janeiro têm vindo a assinalar a efeméride terão depois lugar.

Na capital, Praia, as atividades estão a cargo da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOP) que começa o dia com uma deposição de coroa de flores e visita às sepulturas dos combatentes da liberdade e da pátria no cemitério da Várzea.

Segue-se uma conversa aberta organizada pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na Biblioteca Nacional.

A líder do PAICV, Janira Hoppfer Almada, irá assinalar este dia em São Filipe, Ilha do Fogo.

No Tarrafal de Santiago, a Assembleia Municipal promove uma conversa intergeracional sobre o 20 de Janeiro, em que participarão Ferreira Santos, investigador sobre a história e a cultura de Cabo Verde, com enfoque no Tarrafal, Mário Loff, jovem com contributos na área da cultura, e Ismael da Costa (James), um jovem 'rapper'.

Esta conversa decorrerá no Mercado Municipal de Artesanato e Cultura.

A 20 de janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGCV, atual Partido Africano da Independência de Cabo Verde -- PAICV) Amílcar Cabral foi assassinado na Guiné-Conacri.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório