Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia consegue identificar identidade de mulher morta em 1987

Projeto criado em 2017 já ajudou a desvendar outros seis casos semelhantes.

Polícia consegue identificar identidade de mulher morta em 1987
Notícias ao Minuto

23:50 - 18/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A polícia da Califórnia conseguiu identificar, 31 anos depois, a identidade de uma mulher encontrada morta em 1987.

A vítima será Tracey Hobson, que na altura tinha 20 anos, e vivia em Anaheim, quando desapareceu em junho daquele ano.

Os seus restos mortais foram encontrados por um transeunte, dois meses depois, sendo que as suas duas mãos tinham sido cortadas e não havia nada em termos pessoais, como roupa, carteira ou chaves, que pudessem ajudar a identificá-la.

Na altura, noticiava-se que a única pista seriam vestígios de cabelos loiros encontrados no local.

Até chegar a descoberta desta semana, os investigadores percorreram um longo caminho. Primeiro, tentaram fazer a sua reconstrução facial para tentar encontrar a sua identidade, mas sem sucesso. Em 2005, retiraram vestígios de ADN e tentaram compará-los com o ADN de pessoas dadas como desaparecidas, mas não havia ninguém que correspondesse aos dados.

Em 2017, voltaram a proceder a uma nova reconstrução facial e tentaram comparar a imagem da sua suposta vítima com as fotos de pessoas também desaparecidas, mas mais uma vez sem sucesso.

A identificação foi feita utilizando tecnologia de ADN e odontologia forense. Esta nova técnica que permitiu identificar a mulher consiste em emparelhar o ADN da mulher com o de pessoas que possam pertencer à sua família, ou seja, com recurso a uma espécie de árvore genealógica.

O projeto, conhecido com DNA Doe Projet, foi criado em 2017, com o objetivo de identificar vitimas de crimes que continuam por identificar após muitos anos. Desde então já permitiu revelar a identidade de seis homens e mulheres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório