Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos 12 mortos na repressão dos protestos no Zimbabué

Uma coligação de organizações de direitos humanos revelou hoje que pelo menos 12 pessoas foram mortas e 78 baleadas no Zimbabué na repressão dos protestos iniciados na segunda-feira contra o aumento do preço dos combustíveis.

Pelo menos 12 mortos na repressão dos protestos no Zimbabué
Notícias ao Minuto

19:43 - 18/01/19 por Lusa

Mundo ONG

Num comunicado citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press, o Foro de ONG de Direitos Humanos do Zimbabué indica igualmente que no mesmo contexto mais de 240 pessoas foram alvo de "agressão, tortura, tratamento desumano e degradante" e 466 foram detidas arbitrariamente ou de um modo que a coligação designa de "transgressões em massa".

Segundo o Foro, até crianças de nove anos terão sido torturadas quando as forças de segurança entraram em habitações.

A coligação considera ainda "lamentável" que o Governo do Zimbabué esteja a responsabilizar os líderes da sociedade civil por alguns dos piores distúrbios do país em vários anos.

A diretora executiva do Foro, Blessing Gorejana, disse à agência noticiosa espanhola EFE que a maioria dos mortos foi atingida a tiro e o seu número pode aumentar.

De acordo com a ONG Médicos do Zimbabué pelos Direitos Humanos, pelo menos 172 pessoas foram tratadas em instalações médicas esta semana, 68 das quais com ferimentos de balas.

No passado sábado, o Presidente, Emmerson Mnangagwa, anunciou um aumento do preço do litro da gasolina de 1,38 para 3,31 dólares, mais do duplicando o seu custo.

A Confederação Sindical do Zimbabué convocou uma greve de três dias, que começou na segunda-feira seguinte, e os zimbabueanos vieram para as ruas manifestar-se contra a decisão e a crise económica que afeta o país.

Entre os detidos está um padre e proeminente ativista e crítico zimbabueano, Evan Mawarire, preso na quarta-feira na sua casa, na capital, Harare, por "incitação à violência" através das redes sociais e por "subversão". A justiça decidiu hoje que continuará detido até 31 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório