Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Da Alemanha chega 'carta de amor' aos britânicos. "We'll miss you"

Carta é encabeçada por mulher que pode muito bem vir a ser a próxima chanceler alemã.

Da Alemanha chega 'carta de amor' aos britânicos. "We'll miss you"
Notícias ao Minuto

10:19 - 18/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Brexit

É um esforço de última hora por parte da Alemanha, pedindo aos britânicos um recuo no Brexit.

A missiva chega da Alemanha com agradecimentos ao Reino Unido e lembrando o que se fez de bom no passado, para sarar feridas de um continente fustigado por duas guerras mundiais - que mantiveram britânicos e germânicos em lados opostos da barricada.

A carta é encabeçada por Annegret Kramp-Karrenbauer, a  protegida de Angela Merkel que lhe vai suceder na liderança da CDU e que é tida como uma forte candidata a ser a próxima chanceler alemã.

"We will miss you" - "vamos ter saudades vossas" é o mote de uma carta que conta com o apoio de cerca de 70 figuras alemãs, da indústria à política, passando pelas artes.

Publicada no The Times, a carta é um elogio aos britânicos: "sem a vossa grande nação, este continente não seria o que é hoje".

"Depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha não desistiu de nós e recebeu-nos de volta como uma nação soberana e um poder europeu", lê-se.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, "vamos ter saudades do lendário humor negro britânico e de ir ao pub depois do trabalho. Vamos ter saudades do chá com leite e de conduzir do lado esquerdo da estrada". Mas, acrescenta-se na missiva, "mais do que tudo, vamos ter saudades do povo britânico, os nossos amigos do lado de lá do Canal da Mancha".

O processo de Brexit continua a ser palco de incertezas, após mais uma semana agitada, que contou com o chumbo do acordo de saída negociado entre Londres e Bruxelas.

Dia 29 de março, o Brexit será efetivo, com ou sem acordo. A não ser que o Reino Unido dê um 'passo atrás' no processo, como pede a 'carta de amor' que chegou da Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório