Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Do desenho no papel às máquinas pesadas, as imagens do resgate de Julen

Desde domingo que operacionais trabalham para resgatar o pequeno Julen.

Notícias ao Minuto

09:00 - 18/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Málaga

Em Totalán, Málaga, não se poupam esforços para tentar resgatar Julen, o menino de dois anos e meio que caiu a um poço no passado domingo.

O poço, de mais de cem metros de profundidade e 25 centímetros de diâmetro, contará com uma bolsa de ar a cerca de 73 metros de profundidade. Julen poderá estar aí, quem sabe ainda com vida. É essa a esperança que faz todo este processo avançar.

Imagens da Reuters mostram-nos a parafernália de material que chegou à pequena localidade espanhola, incluindo luzes que iluminam a noite para que os trabalhos possam prosseguir pela madrugada fora.

Numa das imagens, a objetiva da Reuters captou um cão a escavar a terra ao mesmo tempo que lá ao fundo, no cenário, prossegue o resgate de Julen. Parece uma metáfora sobre os esforços coletivos de um resgate que tem um país inteiro (e uma boa parte do mundo) atenta e a torcer para que tudo corra bem.

Empresas e especialistas de todo o mundo ofereceram-se para ajudar. No terreno, as autoridades espanholas colocaram cerca de cem operacionais.

Com o terreno instável e ameaça de chuva, retroescavadoras abrem caminho 'rasgando' a terra. Procura-se um novo túnel, que possa ser revestido com tubos de aço, para chegar até ao menino.

Na galeria, pode espreitar as imagens que dão conta do empreendimento levado a cabo no teatro de operações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório