Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Síria: Emmanuel Macron reafirma compromisso de soldados franceses

Presidente francês, Emmanuel Macron, reafirmou hoje a importância para a França de continuar militarmente envolvida "a longo prazo" na Síria, apesar da anunciada retirada deste país das forças dos Estados Unidos.

Síria: Emmanuel Macron reafirma compromisso de soldados franceses
Notícias ao Minuto

20:47 - 17/01/19 por Lusa

Mundo França

No Levante, "o combate não terminou", insistiu o chefe de Estado perante 1.600 militares e civis reunidos na base do exército de Toulouse-Francazal (sudoeste).

"A retirada anunciada da Síria do nosso aliado norte-americano não nos deve fazer desviar do nosso objetivo estratégico: erradicar o Daesh [acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico], privando esta organização terrorista de qualquer marca territorial e impedindo o seu ressurgimento", afirmou Macron.

A França permanecerá assim "militarmente comprometida no Levante no seio da coligação internacional [anti-'jihadista' conduzida pelos Estados Unidos] durante o próximo ano", dado que "qualquer precipitação para retirar seria um erro", adiantou.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, surpreendeu os seus aliados em meados de dezembro ao afirmar que a coligação internacional na Síria tinha vencido o Estado Islâmico (EI) e que por isso os cerca de 2.000 soldados dos Estados Unidos no país iriam regressar a casa, embora o calendário de retirada ainda não seja preciso.

A França, atingida desde 2015 por vários atentados reivindicados pelo EI, tem 1.200 militares mobilizados para a coligação anti-'jihadista, entre operações aéreas, forças especiais na Síria, de artilharia e de formação do exército iraquiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório