Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Explosão de carro em escola da polícia em Bogotá. Há mortos

Não está descartada a hipótese de um atentado terrorista. Há, pelo menos, nove vítimas mortais e 54 feridos.

Notícias ao Minuto

15:40 - 17/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Colômbia

Uma forte explosão no interior da Escola de Polícia General Santander, em Bogotá, na Colômbia foi registada esta quinta-feira, pelas 9h30 (14h30 em Lisboa). O incidente resultou em, pelo menos, nove mortos e 54 feridos.

As autoridades não descartam para já a opção de se tratar de um atentado terrorista com um carro bomba.

As primeiras versões citadas pelo jornal local El Tiempo contam que um homem chegou de carro à entrada da escola quando foi mandado parar no controlo de segurança, depois de um cão pisteiro ter detetado perigo. Quando os agentes tentaram deter o homem este acabou por acelerar. Avançou a toda a velocidade durante pouco mais de 200 metros e explodiu quando passava perto das camaratas das mulheres da escola.

Segundo fontes da polícia, citadas pelo jornal, o condutor está entre as vítimas mortais, bem como estudantes da escola e agentes.

Os testemunhos,  bem como as imagens difundidas nas redes sociais e em vários meios de comunicação, mostram restos de um veículo totalmente queimado.

Os feridos foram transportados para o hospital e até então desconhece-se qual o estado de saúde em que se encontram. Sabe-se apenas que há três pessoas em estado grave.

O carro que explodiu estava dentro das instalações da escola da polícia onde se formam os agentes da Polícia Nacional, a sul de Bogotá. Entretanto foi aberta uma investigação para apurar os detalhes do incidente.

O ataque ainda não foi reinvindicado, mas rebeldes do Exército de Libertação Nacional têm aumentado os ataques contra alvos policiais, na Colômbia, nos últimos meses, no meio de um impasse político que os opõe ao presidente conservador, Ivan Duque. O chefe de Estado já recorreu ao Twitter para classificar o ataque como "terrorista".

"Vou regressar de imediato a Bogotá com a Cúpula Militar perante o miserável ato terrorista cometido na Escola Geral Santander contra os nossos policias", escreveu.

O presidente colombiano acrescentou ainda que deu ordens "para que se descubram os autores do ataque e levá-los à justiça". "Todos os colombiamos rejeitam o terrorismo e estão unidos para o confrontar. A Colombia está triste mas não se verga à violência", rematou.

[Notícia atualizada às 17h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório