Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Nancy Pelosi pede a Trump para adiar discurso do Estado da União

Na base da recomendação está o 'shutdown', que dura há 27 dias e não tem prazo para terminar.

Nancy Pelosi pede a Trump para adiar discurso do Estado da União
Notícias ao Minuto

10:57 - 17/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Trump pode manter o 'shutdown' indefinidamente, mas a líder da Câmara dos Representantes pode negar-lhe a hipótese de fazer uso de um dos púlpitos mais eficazes para defender o seu caso junto do público.

Nancy Pelosi enviou uma carta para o presidente norte-americano na quarta-feira onde sugeria que o discurso perante o congresso fosse adiado ou enviado por escrito devido ao impasse legislativo que motivou o 'shutdown', o mais longo da história, que dura há 27 dias e não tem prazo para terminar.

"Infelizmente, devido a preocupações de segurança e a menos que o governo 'reabra' esta semana, sugiro que trabalhemos juntos para determinar outra data mais conveniente depois de o governo 'reabrir' para que possa fazer o discurso ou que considere entregar o discurso do Estado da União por escrito ao Congresso a 29 de janeiro", pode ler-se na nota.

A missiva foi escrita de forma formal como deve ser quando de um líder de um ramo do governo para outro, mas não foi mais do que uma espécie de ameaça velada para relembrar Trump de que lhe pode negar um dos discursos mais poderosos durante um impasse partidário.

A líder da Câmara dos Representantes tinha convidado Trump a pronunciar-se no discurso anual a 3 de janeiro.

Pelosi e Trump estão em desacordo há mais de três semanas devido à paralisação dos departamentos públicos norte-americanos por falta de fundos. Há cerca de 800 mil funcionários em férias forçadas ou a trabalhar sem remuneração, caso as suas funções sejam consideradas essenciais. É o caso dos serviços secretos, responsáveis pela segurança do presidente em eventos, como é por exemplo o discurso do Estado da União.

No centro do 'conflito' entre o governo e a oposição está o muro que Trump quer construir na fronteira com o México e que necessita de cerca de 5 mil milhões de euros para ser construído, uma despesa que os democratas consideram inútil.

O discurso do Estado da União é uma ocasião aproveitada pelo presidente dos Estados Unidos para explicar ao povo norte-americano as prioridades do governo para o novo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório