Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Estados Unidos não permitirão ressurgimento do Estado Islâmico"

O vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, disse hoje que os Estados Unidos não permitirão o ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico, embora tenha confirmado a saída dos soldados norte-americanos da região.

"Estados Unidos não permitirão ressurgimento do Estado Islâmico"
Notícias ao Minuto

19:27 - 16/01/19 por Lusa

Mundo Mike Pence

Após ter tido conhecimento da morte de soldados americanos num ataque na Síria, Mike Pence assegurou que os EUA permanecerão na região a lutar para "garantir que o Estado Islâmico não mostra a sua cara imunda".

Dezasseis pessoas, incluindo pelo menos dois soldados norte-americanos, foram mortos hoje, num ataque suicida reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico, no norte da Síria, sendo o mais mortífero golpe contra as forças da coligação internacional liderada pelos EUA, desde 2014.

No final de uma reunião com embaixadores, em Washington, Pence afirmou que os EUA estão dispostos a "defender o progresso alcançado pelos soldados e pelos parceiros de coligação", embora tenha confirmado a retirada dos militares norte-americanos da Síria, conforme foi anunciado pelo Presidente Donald Trump, em dezembro.

"Graças às qualidades de liderança de nosso Comandante-em-Chefe e a coragem e espírito de sacrifício dos nossos aliados da coalizão, que agora são capazes de transmitir a missão de combate contra o estado islâmico aos nossos parceiros de coalizão e repatriar nossas tropas para casa ", disse Mike Pence.

O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse hoje que considera que o atentado de hoje na Síria destinou-se a tentar impedir a retirada das tropas norte-americanas na região.

"Mas penso que o Presidente Trump está determinado a ir em frente com a decisão de retirada militar na Síria", afirmou Erdogan, durante uma conferência de Imprensa na Croácia, onde visitou o Presidente, Kolinda Grabar-Kitarovic.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório