Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Presidência romena da UE espera "propostas sólidas" do Reino Unido

A presidência romena da União Europeia (UE) disse hoje esperar "propostas sólidas" do Reino Unido em relação ao 'Brexit', após o acordo de saída ter sido chumbado por aquele parlamento, e assegurou "apoio legal" aos restantes Estados-membros.

Presidência romena da UE espera "propostas sólidas" do Reino Unido
Notícias ao Minuto

15:20 - 16/01/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Nós respeitamos os procedimentos internos no Reino Unido [...] e esperamos que o debate político leve a uma solução apoiada pela maioria dos deputados da Câmara dos Comuns" sendo que, após isso, "aguardamos propostas sólidas da parte do Governo britânico em relação aos próximos passos", refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Roménia publicado no 'site' da presidência romena.

A tutela indica também esperar para saber quais as "ações que [o Reino Unido] vai considerar para o futuro próximo".

Frisando que o 'Brexit' é uma das prioridades desta presidência da UE, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Roménia assegura que irá "apoiar todas as iniciativas legais para que os 27 [Estados-membros] estejam preparados no momento da efetiva saída do Reino Unido".

"Acreditamos que o acordo de saída assegura uma base jurídica sólida para o Reino Unido sair da UE, ao mesmo tempo que limita as consequências negativas do 'Brexit'", em questões como a salvaguarda dos direitos de residência e dos negócios existentes, adianta aquela entidade, pedindo uma "solução aceitável para ambas as partes".

Na terça-feira à noite, o parlamento britânico reprovou, de forma expressiva, o acordo de saída do Reino Unido da UE negociado pelo Governo da primeira-ministra Theresa May com Bruxelas, com 432 votos contra e 202 a favor.

Uma desvantagem de 230 votos, sendo que 118 dos votos contra foram de deputados do próprio partido Conservador da primeira-ministra Theresa May.

O Reino Unido deveria deixar a União Europeia em março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016, que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.

Porém, com o chumbo desta semana - já esperado por políticos, imprensa e analistas e que acontece a dois meses e meio da data prevista para a saída -, o processo fica com um futuro incerto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório