Nações Unidas pedem a países africanos que intensifiquem resposta ao HIV

Três agências das Nações Unidas exortaram hoje os países da África Ocidental e Central a fazerem mais esforços para pôr fim às novas infeções de HIV entre crianças e adolescentes, incluindo a resolução dos problemas relativos à igualdade de género.

A cada hora que passa 18 crianças são infetadas com o VIH, diz Unicef

© Lusa

Lusa
16/01/2019 14:33 ‧ 16/01/2019 por Lusa

Mundo

Nações Unidas

O apelo foi lançado após uma reunião de alto nível em Dacar, capital do Senegal, pela ONUSIDA, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), face à epidemia que se propaga nos países africanos, nestas regiões.

Em 2017, cerca de 800 mil crianças e jovens da África Ocidental e Central entre os 0 e os 19 anos viviam com HIV -- o segundo número mais elevado do mundo após África Oriental e Austral.

Neste ano, aproximadamente 67 mil crianças (0 a 9 anos) e 69 mil adolescentes (10 a 19 anos) foram infetados novamente pelo HIV e dois terços (46 mil) dos adolescentes recém-infectados eram raparigas.

Embora tenha havido progressos em alguns países no combate a novas infeções por HIV entre crianças - 11 países registaram uma redução de mais de 35% entre 2010 e 2017, entre os quais Cabo Verde - noutros, incluindo a Nigéria, que tem a maior epidemia na região, o número não diminuiu.

"Os países da África Ocidental e Central têm a oportunidade real de fazer uma mudança positiva para as crianças e os jovens", disse o diretor executivo da ONUSIDA, Michel Sidibé, citado num comunicado.

O mesmo responsável sugeriu que as questões subjacentes, incluindo desigualdade de género e discriminação generalizadas, "precisam de ser abordadas com urgência para que os obstáculos que se coloca à obtenção de resultados possam ser removidas e mais vidas possam ser salvas".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas