Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Patronato francês apela às empresas que se preparem para o "pior cenário"

O líder da maior federação de empregadores em França apelou hoje às empresas francesas para se prepararem para o "pior cenário", um dia após o parlamento britânico rejeitar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Patronato francês apela às empresas que se preparem para o "pior cenário"
Notícias ao Minuto

10:56 - 16/01/19 por Lusa

Mundo Brexit

"A votação da noite passada [terça-feira] acrescenta incerteza à incerteza", referiu o líder do Movimento das Empresas da França (Medef), Geoffroy Roux de Bézieux, em comunicado.

"Face ao 'Brexit', a única urgência para nós é acelerar a preparação das empresas para o pior cenário, mesmo que o pior não seja certo", acrescentou.

Geoffroy Roux de Bézieux advertiu que, com um 'Brexit' sem acordo "não haveria transição, nem prazos, nem derrogação", acrescentando que "pessoas, bens, serviços e capital já não podiam circular livremente entre a Europa e o Reino Unido".

O Movimento das Empresas da França lembra que 300.000 franceses estão a trabalhar atualmente no Reino Unido e que 150 mil britânicos estão a viver na França.

Segundo esta organização patronal, 30 mil empresas francesas exportam para o Reino Unido, das quais mais de 3 mil estão localizadas em território britânico.

Em novembro, o ministro das Contas Públicas francês, Gérald Darmanin, manifestou-se "muito preocupado" com a preparação das empresas francesas para um 'Brexit' duro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório