Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Encontrado cabelo de Yulen no poço. Resgate pode levar mais dois dias

Yulen caiu num poço, em Málaga, no domingo.

Encontrado cabelo de Yulen no poço. Resgate pode levar mais dois dias
Notícias ao Minuto

08:30 - 16/01/19 por Melissa Lopes

Mundo Espanha

Foi encontrado cabelo no poço onde o pequeno Yulen caiu no passado domingo, tendo o teste de ADN confirmado que se trata mesmo da criança que as autoridades tentam resgatar, noticia a Cadena SER. Os responsáveis detalham que se trata de uma amostra recolhida no primeiro dia. Os resultados permitem agora ter a certeza de que o menino efetivamente caíra no poço.

O Vanguardia adianta ainda que o delegado do governo da Andaluzia explicou que o resgate de Yulen ocorrerá nas próximas 24 ou 48 horas.

Foi no passado domingo que Yulen, de dois anos e meio, caiu num poço de cerca de 25 centímetros de diâmetro e mais de 100 metros de profundidade, quando passeava com os pais. 

Aos mais de 100 operacionais no terreno juntou-se uma empresa que colaborou no resgate de mineiros chilenos. Esta empresa, vinda das Astúrias, está a colaborar na geolocalização do buraco onde caiu Yulen. Uma vez que se trata de um poço irregular, é imperioso conhecer a trajetória do mesmo para facilitar a ligação aos túneis que estão a ser feitos.

Gómez de Celis, o delegado do governo que se reuniu com as equipas de resgate, disse à imprensa que os pais de Yulen estão "exaustos" porque  a situação é "complicada". 

As equipas prosseguem os trabalhos de perfuração de um túnel lateral de 80 centímetros, uma opção que acreditam ser a mais rápida e segura de chegar à criança. Trabalham, paralelamente, na perfuração de outro túnel, paralelo ao poço em que Yulen caiu, e fazem-no para o caso de uma das opções falhar, explicou Gómez.

Questionado sobre a legalidade do poço, o mesmo responsável disse que "a única prioridade é localizar a criança o mais cedo possível", remetendo para depois a investigação  a esses factos. Recorde-se que, apesar de o empresário que perfurou o túnel ter descartado responsabilidades, a imprensa espanhola adiantou que este não teria as autorizações necessárias, conforme se lê no El País

Recomendados para si

;
Campo obrigatório