Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Damasco considera "agressão" declarações turcas sobre "zona de segurança"

As autoridades sírias classificaram hoje como uma "agressão" as declarações do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de que o seu país está pronto para estabelecer uma "zona de segurança" na vizinha Síria.

Damasco considera "agressão" declarações turcas sobre "zona de segurança"
Notícias ao Minuto

22:23 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Síria

As declarações "irresponsáveis" de Erdogan "mostram mais uma vez que o seu regime só lida com a linguagem da ocupação e da agressão", indicou a agência oficial Sana, citando uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A questão da zona de segurança, a criar entre a fronteira turca e as posições de uma milícia curda, as Unidades de Proteção Popular (YGP), apoiada por Washington mas que Ancara considera terrorista, foi evocada numa conversa telefónica na segunda-feira entre Erdogan e o Presidente norte-americano, Donald Trump.

"A Síria afirma que a tentativa de comprometer a sua unidade é considerada como uma agressão clara e uma ocupação do seu território", adiantou a mesma fonte, acusando a Turquia de "apoiar o terrorismo".

"Estamos determinados a defender por todos os meios o nosso povo e o nosso território contra qualquer forma de ocupação ou de agressão, incluindo a ocupação turca", adiantou.

Damasco denunciou por diversas vezes a presença na Síria de soldados turcos destacados no norte, ao lado de rebeldes sírios apoiados por Ancara.

Erdogan disse a Trump que a zona de segurança será estabelecida pela Turquia e que o seu país pedirá apoio logístico da coligação internacional anti-jihadista dirigida pelos Estados Unidos, que apoia as Forças Democráticas Sírias, das quais as YGP são parte essencial.

Desde o anúncio de Trump em dezembro da retirada das tropas norte-americanas da Síria, Turquia e Estados Unidos têm tentado chegar a um acordo sobre as YPG.

A Turquia defende há vários anos a ideia de uma "zona de segurança" ao longo da fronteira com a Síria, para evitar que um embrionário Estado curdo no norte sírio encoraje os separatistas curdos no território turco. A proposta tem sido rejeitada, incluindo pelo antecessor de Donald Trump, Barack Obama.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório