Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Chumbo aumenta "riscos" de saída "danosa"

O líder da bancada parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE) considerou hoje a rejeição do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) como "desapontante", falando num aumento dos "riscos" de um processo "danoso".

Chumbo aumenta "riscos" de saída "danosa"
Notícias ao Minuto

21:35 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Partidos

"O resultado do voto de hoje à noite [do acordo de saída] na Câmara dos Comuns foi desapontante. Em vez de clareza, a rejeição cria mais incerteza", escreve Manfred Weber numa publicação feita na sua conta oficial da rede social Twitter.

Vincando que o 'Brexit' é um processo "em que todos vão perder", o eurodeputado sublinha que o chumbo "aumenta a possibilidade de um processo muito danoso".

"O acordo que está em cima da mesa [e que foi debatido hoje pelo parlamento britânico] respeita as linhas vermelhas do Reino Unido e protege os nossos cidadãos e as nossas empresas de um possível e surreal cenário de falta de acordo", argumenta.

E apela: "O Governo [britânico] deve rapidamente esclarecer quais os passos seguintes. O tempo das piadas acabou, precisamos de medidas concretas".

A publicação foi feita minutos depois de o parlamento britânico ter rejeitado, em Londres, o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo de Theresa May com Bruxelas, por 432 votos contra e apenas 202 a favor.

Previa-se que o Reino Unido deixasse a UE no final de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída e quase três anos após o referendo, que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.

Porém, com o chumbo de hoje, já esperado por políticos, imprensa e analistas, o processo fica com um futuro incerto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório